No dia 16 de dezembro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou Audiência Pública no município de Chapadão do Sul (MS) onde foi apresentado e discutido o Plano de Ações que mobilizará toda sociedade contra o mosquito Aedes Aegypti, que transmite Dengue, febre Chikungunya e Zika Vírus.

A Promotora de Justiça Fernanda Proença de Azambuja, da 2ª Promotoria de Justiça, participou da Audiência, fez intervenções, e instaurou o Inquérito Civil nº 06.2015.00000365-5, para apurar e acompanhar a execução das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, para prevenção e enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Estiveram presentes também autoridades, trabalhadores ligados ao setor de combate ao mosquito e população em geral.

O Coordenador de Vigilância em Saúde, Antônio Carlos Archilha, exibiu alguns vídeos que mostravam o avanço do mosquito por todo território nacional. Na sequência ele apresentou o Plano de Ação que terá início a partir do dia 20 de janeiro de 2016. Ele informou que este plano terá apoio do Poder Executivo Municipal, Judiciário, Entidades, Imprensa, Líderes Comunitários e sociedade em geral.

Fizeram uso da palavra algumas autoridades, entre elas, o Prefeito Luiz Felipe Barreto de Magalhães. O chefe do executivo iniciou seu pronunciamento agradecendo a presença de todos e disse que esse mosquito é um problema muito sério e vem causando danos irreparáveis para a sociedade. "Não é de agora que o Aedes Aegypti age na sociedade há registro deste inseto ainda no o século passado, mas ele resolveu incomodar mesmo, nas últimas décadas. Temos de nos unirmos em uma força tarefa, para se não eliminá-lo, pelo menos não deixar sair do nosso controle. Devemos estar muito atentos, pois focos do mosquito às vezes estão onde menos imaginamos. No ano passado tínhamos um grande foco escondido na laje do Hospital Municipal e só foi possível detectá-lo, com o uso de um Droner, então todo cuidado é pouco!" falou o Prefeito.

Ainda em sua fala o Prefeito lembrou que o mosquito está ficando mais imune as forma de combate e trazendo além da dengue, novas doenças que estão assombrando a todos. "Como profissional de saúde, ficaria decepcionado ao ver uma mãe, gerando um bebê com microcefalia. Será nossa participação e comprometimento efetivo que vai determinar o combate a esta praga", encerrou o Prefeito.

Na oportunidade o palestrante Luís Carlos de Oliveira, que atua na Secretaria de Saúde do Estado, falou sobre as ações que o Estado tem tomado para combater os focos do mosquito.

Com informações e foto: www.chapadaodosul.ms.gov.br