O Município de Jaraguari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, e a Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Mato Grosso do Sul (CONERQ/MS) realizaram, nos dias 28 e 29 de novembro, a Conferência Livre dos Direitos Humanos e a 7ª Kizomba Jaraguari/MS.

A abertura do evento aconteceu às 8h30min, com apresentação cultural de dança do Engenho Novo Furnas e fala das autoridades. Em seguida ocorreu palestra sobre “Violência contra a Juventude Negra”, abordada por Carlos Alberto da Silva Versoza, da Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, atrelada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SUBPIRC/SEDHAST/MS). Às 10h foram debatidas as propostas da Conferência Estadual dos Direitos Humanos.

No período da tarde, a partir das 13h30min, foram realizadas apresentações culturais; aprovação das propostas para a Conferência Estadual; eleição de dois delegados para a Conferência; palestra sobre organização das Comunidades Quilombolas na conjuntura atual; e Noite Cultural a partir das 20h, incluindo apresentações de dança.

No domingo, dia 29, ocorreu a eleição da Comissão da Promoção da Igualdade Racial e Cidadania de Jaraguari e foi formulada a proposta de trabalho para 2016 para as comunidades quilombolas, indígenas e assentados.