Está em trâmite no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Amambai, o Procedimento Administrativo (PA) n. 02/2016, cujo objetivo é “apurar informações que aduzem o péssimo estado de conservação das rodovias e estradas do entorno do município de Amambai”.

O procedimento foi deflagrado diante da situação calamitosa em que se encontra a Rodovia MS 156, em específico, com referência ao trecho Amambai-Caarapó, que abrange uma margem de aproximadamente 80 km. Consta das peças de informação que, em 13 de outubro de 2015, os Promotores de Justiça Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro e Nara Mendes dos Santos Fernandes remeteram expediente – Ofício n. 992-2ªPJ/AMB – ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, com cópias ao Secretário de Infraestrutura Estadual, Ednei Marcelo Miglioli, o qual acumula o cargo de Diretor da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (AGESUL), para que o Governo do Estado adote medidas emergenciais para fins de conservação e melhoria da Rodovia MS 156, de forma a viabilizar condições mínimas de tráfego de veículos.

No ofício em questão, foi assinalado que a pista apresenta inúmeros buracos (muitos deles são crateras em que não é possível o desvio), além de grandes valetas nos acostamentos e ausência de sinalização vertical e horizontal, que vêm causando danos aos transeuntes da região e àqueles que eventualmente necessitem por ela transitar, com evidente lesão ao direito fundamental à cidadania e ao patrimônio público. O material remetido àquela autoridade de Estado foi instruído com diversas reportagens que atestam a verossimilhança das informações.

Em adesão ao pedido de providências manejado pelo Ministério Público Estadual, o Sindicato Rural e a Associação Comercial e Empresarial de Amambai, por meio de seus respectivos presidentes, compareceram à sede da Promotoria de Justiça e, em reunião, informaram as dificuldades geradas aos seus associados decorrentes da situação em que a estrada se encontra, protocolando ofícios requerendo a adoção de medidas urgentes.

Em resposta, o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, mediante o Ofício n. 449/2015, de 9 de novembro de 2015, informou ao Ministério Público que “em caráter emergencial, será realizado o serviço de tapa-buracos na citada Rodovia”, o que foi ratificado pelo Diretor-Presidente da AGESUL, que, por sua vez, encaminhou o informe ao Ministério Público.

Como o dano ocasionado acarreta repercussão em outras regiões, sobretudo no Cone Sul do Estado, os Promotores de Justiça William Marra Silva Junior – titular da comarca de Sete Quedas, que atende a cidade de Paranhos –, Thiago Barbosa da Silva – titular da comarca de Iguatemi, responsável pela cidade de Tacuru – e Bianka Machado Arruda Mendes – titular da comarca de Eldorado, atualmente respondendo por Itaquiraí – ratificaram o pedido de providências em trâmite perante a Promotoria de Justiça de Amambai, também solicitando medidas. Em face da abrangência regional do dano causado, representou-se à 29ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, o Promotor de Justiça Fernando Martins Zaupa, para a tomada de providências acerca da questão na capital do Estado de Mato Grosso do Sul, cuja investigação se dará em conjunto com o procedimento local.

Posteriormente, em 20 de janeiro de 2016, compareceu à sede do Ministério Público do Estado o gerente da 11ª RR/AGESUL e documentou informação no sentido de que foi firmado o Contrato n. 019/2015, com a empresa Juhá Engenharia LTDA, para manutenção e conservação da malha viária da Região de Amambai, com projeto de restauração da via. No dia seguinte, 21 de janeiro, representantes da empresa Juhá Engenharia apresentaram ao Ministério Público o cronograma das obras, que se dará nos seguintes termos:

"Esta programação tem por objetivo apresentar a programação que será adotada para realização de reparos no pavimento asfáltico da MS-156 no trecho entre as cidades de Caarapó e Amambai, com extensão de 78,00 Km. Os serviços necessários para recuperação funcional do pavimento são constituídos pela aplicação de base de bica corrida para a recomposição da base do pavimento e posteriormente a aplicação de massa asfáltica (PMF), sendo que já foram realizadas as seguintes quantidades:

- Base de pavimentação com Bica corrida – 75%;

- Massa asfáltica (PMF) – 15%.

Para término dos trabalhos na referida rodovia serão necessários os seguintes prazos:

- 06 dias uteis para conclusão dos serviços de base de pavimentação com bica corrida;

- 28 dias uteis para conclusão dos serviços de massa asfáltica (PMF).

Obs: Os dias indicados acima requerem a não ocorrência de chuva, sendo que, caso ocorra alguma precipitação, será necessário pelo menos 02 dias para o retorno das atividades.

Para execução dos trabalhos serão mobilizadas as seguintes equipes:

- Equipe 1 – Trecho iniciando em Caarapó, sentido fazenda Campanário, no Km 35;

- Equipe 2 – Trecho iniciando na fazenda Campanário (Km – 35), sentido Caarapó;

Obs: Nestes trechos serão concentradas as duas equipes pois neles estão os maiores volumes de buracos, sendo este o trecho mais comprometido da MS-156.

- Equipe 3 – Trecho iniciando em Amambai (Km – 78) sentido fazenda Campanário (Km – 35)." (sic).

Ademais, o Governo Estadual esclareceu que, concomitantemente ao serviço de manutenção emergencial da estrada, será apresentado projeto de revitalização de toda a rodovia, cuja licitação está agendada para a data de 28 de janeiro, sendo que a execução das obras é estimada no interstício de 6 (seis) meses.

O Ministério Público esclarece que fiscalizará o cumprimento do cronograma apresentado, bem como a regularidade na execução das obras e, caso haja descumprimento injustificado e continuidade dos danos causados à população, adotará as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.