A ASSOCIAÇÃO SUL-MATO-GROSSENSE DOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO, ASMMP, entidade de classe que congrega Promotores e Procuradores de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, em razão de matérias jornalísticas envolvendo os desdobramentos da Operação “Coffee Break”, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, GAECO, sob a coordenação do Promotor de Justiça Marcos Alex Vera de Oliveira, externa publicamente o apoio ao trabalho investigativo desenvolvido pelo órgão no combate a atos de corrupção, que, com profissionalismo e dentro da absoluta legalidade, tem atuado incansavelmente em prol da sociedade sul-mato-grossense.

Por isso, repudia com veemência insinuações infundadas feitas com o propósito não só de denegrir a honra profissional do Promotor de Justiça que coordena as operações, como também de lançar dúvida sobre a legalidade do trabalho desenvolvido pelo GAECO em casos de grande repercussão social.

Nesse sentido, importa consignar que, ao contrário do que tem sido anunciado, aos advogados nunca foi sonegada qualquer informação ou acesso às provas da investigação “Coffee Break” pelo GAECO ou pelo seu coordenador. Segundo os meios de comunicação, a prova supostamente omitida dos advogados seria a oitiva de Fabiano de Oliveira Neves. O que não se esclareceu, porém, é que esse depoimento estava juntado aos autos de medida cautelar à época em trâmite perante o egrégio Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, TJMS, e o pedido de acesso ao mesmo foi indeferido judicialmente. Também nessa época, os referidos fatos foram levados à Corregedoria-Geral do Ministério Público, que concluiu pela regularidade funcional das medidas adotadas pelo coordenador do GAECO, Promotor de Justiça Marcos Alex Vera de Oliveira.

Por isso, a ASMMP manifesta seu integral apoio, reconhecimento e respeito ao trabalho desenvolvido pelo GAECO, que, com independência e responsabilidade, tem conduzido inúmeras investigações, seja no que se refere ao combate à corrupção, seja nas mais diversas searas da criminalidade, de maneira firme, corajosa e responsável, visando unicamente atender ao interesse público e ao efetivo cumprimento da lei, para o bem da sociedade sul-mato-grossense.

Campo Grande/MS, 17 de fevereiro de 2016.

Lindomar Tiago Rodrigues

Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público - ASMMP

Clique aqui para visualizar a nota da ASMMP.