Na quarta-feira, dia 23 de março, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio das Promotorias de Justiça de Ponta Porã, realizou a doação de quatro “notebooks” ao 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), para serem utilizados no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

A entrega dos aparelhos contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brites; do Secretário-Geral do Ministério Público Estadual, Promotor de Justiça Rodrigo Stephanini; da titular da 3ª Promotoria de Justiça daquela comarca, Gislaine Dal Bó; dos Policiais Militares que ministram as aulas do PROERD; e do Major Carlos Magno da Silva, subcomandante do 4º BPM.

A solicitação de auxílio/colaboração partiu da Polícia Militar, para dar continuidade ao projeto no município e em toda a região, incluindo os municípios de Antônio João, Laguna Carapã e Aral Moreira, bem como aldeias indígenas.

A PM ainda necessita de cinco aparelhos “datashow” para a exibição dos “slides” às crianças que são o público do projeto/programa, e a Promotora de Justiça Gislaine Dal Bó tem envidado esforços no sentido de conseguir a doação desses aparelhos.

O projeto

O 4º BPM de Ponta Porã propõe a continuidade das aulas ministradas por Policiais Militares, por meio do PROERD, visando prevenir crianças e jovens quanto ao uso indevido das drogas lícitas e ilícitas e suas consequências.

O PROERD foi implantado no município no ano de 2005, formando, até o ano de 2015, mais de 10 mil estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares.

O programa conta com currículos que podem ser aplicados para crianças da Educação Infantil, Séries Iniciais, 5º e 7º ano e para pais (PROERD Pais). Para tanto conta com parcerias das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, que atuam na confecção dos livros, das camisetas e do certificado, que é entregue ao final do programa em uma cerimônia de formatura.

Desenvolvido em mais de 57 países seguindo um padrão internacional, tem como origem o programa DARE (“Drug Abuse Resistance Education”), criado pela Polícia de Los Angeles, nos E.U.A., com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais, no qual o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão de previnir a iniciação ao uso indevido de drogas bem como no combate à violência infantil, tendo sido adaptado para a realidade brasileira.