Com o intuito de ampliar a atuação das ouvidorias como canais de comunicação à disposição do cidadão, contribuindo para os padrões de transparência e de incentivo ao exercício da cidadania, a Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, formada por diversas instituições públicas federais, estaduais e municipais, realiza a Semana da Ouvidoria, entre os dias 13 e 19 de março de 2016. Trata-se de uma ação comum de esclarecimentos para toda a sociedade sobre a atuação das ouvidorias públicas no Estado, em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor, dia 16 de março.

Para o coordenador da Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas, Ouvidor do Ministério Público Estadual, as ouvidorias públicas são instâncias de controle e participação social, responsáveis pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.

Segundo ele, a Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul foi elaborada com o objetivo de fomentar a criação e o desenvolvimento de ouvidorias, para assegurar maior transparência na gestão pública, dar suporte à implantação das ouvidorias e promover o compartilhamento de experiências, buscando capacitar seus participantes constantemente. “O papel das ouvidorias é servir à sociedade”, explica.

Durante a Semana da Ouvidoria, as instituições participantes da Rede e os profissionais responsáveis pelas ouvidorias estarão disponíveis para prestar esclarecimentos sobre o papel desse canal junto à sociedade, divulgar suas atividades e atender às demandas do cidadão.

A Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul pode ser acessada pelo “site” www.mpms.mp.br, ou diretamente, no endereço Rua Presidente Manuel Ferraz de Campos Salles, 214, Jardim Veraneio, Parque dos Poderes, ou, ainda, por meio dos telefones (67) 3318-2032 ou 127 (ligação gratuita).