O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio de seu Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Mattos Brites, e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio de sua Reitora, Liane Maria Calarge, firmaram convênio objetivando promover a articulação e interação de atividades destinadas à proteção do meio ambiente.

A iniciativa de buscar o convênio foi feita pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (CAOMA), com apoio do Núcleo Ambiental, e tem por finalidade aproximar o MPMS da área acadêmica, especialmente aumentando o apoio técnico nas atividades realizadas pelo órgão.

O convênio prevê a possibilidade de realização de perícias, estudos, pareceres na área ambiental e também em outras áreas de direitos difusos e coletivos.

A aproximação com as universidades é uma estratégia fundamental para o Ministério Público, uma vez que permite o contato com cientistas e estudiosos dos temas que tenham ligação com as atividades cotidianas, que podem auxiliar os Promotores de Justiça na condução de suas investigações.