O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul está designando servidores para participar do Projeto “Colaborador Voluntário”, que integra o Plano de Emergência de Vigilância do Combate Imediato ao Vetor Aedes aegypti na transmissão da dengue, chikungunya e zika. O projeto tem como objetivo instituir nos prédios do MPMS, tanto na Capital como no interior do Estado, o controle e o monitoramento do seu ambiente e entorno por meio de ações no combate a esse vetor.
O projeto, que no âmbito do MPMS está sendo coordenado por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão e dos Direitos Humanos (CAO dos Direitos Humanos), consiste na designação de um servidor responsável por prédio (unidade física) que, contando com a colaboração dos demais servidores, possa denunciar possíveis focos e criadouros do vetor na Instituição.
É atribuição do Colaborador Voluntário: realizar a inspeção do local para descobrimento de focos, depósitos ou locais que possam servir de criadouros; promover ações educativas no local de trabalho; acompanhar o controle mecânico, removendo, eliminando ou vedando depósitos, recipientes ou locais passíveis de acúmulo de água; orientar os funcionários e visitantes com relação aos meios de evitar a proliferação de vetores; solicitar ao agente de endemias da região responsável, quando necessário o tratamento focal e perifocal do estabelecimento, entre outras ações.
Esse projeto foi instituído por meio de Termo de Cooperação assinado entre a Secretaria de Estado de Saúde e o MPMS. Os servidores estão sendo capacitados semanalmente na Sala Estadual de Situação, na Rua Delegado Osmar de Camargo, S/N, Parque dos Poderes.