A Comissão Eleitoral presidida pelo Procurador de Justiça Hudson Shiguer Kinashi, divulgou às 17h50min de sexta-feira (1/4/2016) o resultado da eleição para a composição da lista tríplice para a escolha do Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2016/2018, que será nomeado pelo Governador do Estado. O Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos obteve 164 votos e o Procurador de Justiça Gilberto Robalinho da Silva obteve 57 votos. A lista será encaminhada na próxima semana ao Governador.

Compareceram ao pleito 198 Procuradores e Promotores de Justiça. Vinte e cinco eleitores votaram nos dois candidatos. O Dr. Passos recebeu 139 votos individuais, que somados aos outros 25, atingiu 164 votos. O Dr. Robalinho recebeu individualmente 32 votos, que somados aos outros 25, ficou com 57 votos. Dois votos foram nulos.

Esta é a segunda vez na história do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul que apenas dois candidatos disputaram a formação da lista tríplice para a escolha do Procurador-Geral de Justiça. A última foi com a recondução do atual PGJ, Humberto de Matos Brittes, em 2014, que deixa o cargo ao sucessor no começo de maio.

A eleição transcorreu em clima de tranquilidade e os candidatos, desde as 9h da manhã, recepcionaram os Procuradores de Justiça e Promotores de Justiça da Capital e Interior do Estado.

A votação foi encerrada às 17h na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, situada na Rua Presidente Manuel Ferraz de Campos Salles, nº 214, Jardim Veraneio, Campo Grande-MS.

O voto é obrigatório para todos os membros do Ministério Público (Procuradores e Promotores de Justiça) do quadro ativo da carreira, constituindo o seu exercício dever funcional; é pessoal e direto, sendo proibido exercê-lo por procurador ou via postal; e é secreto, exercido em cabine indevassável. A eleição deu-se pelo sistema convencional, mediante cédula oficial.

A Comissão Eleitoral tem como titulares os seguintes Procuradores de Justiça: Hudson Shiguer Kinashi, como Presidente; Olavo Monteiro Mascarenhas, como Membro; e Nilza Gomes da Silva, como Secretária. Os suplentes são os Procuradores de Justiça Antonio Siufi Neto, Evaldo Borges Rodrigues da Costa e Belmires Soles Ribeiro.

 

Foto 1 – Os candidatos, Procuradores de Justiça Paulo Cezar dos Passos e Gilberto Robalinho da Silva.

Foto 2 – Candidatos e Comissão Eleitoral: Procuradores de Justiça Paulo Cezar dos Passos, Nilza Gomes da Silva, Gilberto Robalinho da Silva, Olavo Monteiro Mascarenhas e Hudson Shiguer Kinashi

Foto 3 – O Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes

Foto 4 - O Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Promotor de Justiça Lindomar Tiago Rodrigues

Foto 5 – A Comissão Eleitoral: Procuradores de Justiça Nilza Gomes da Silva, Hudson Shiguer Kinashi e Olavo Monteiro Mascarenhas.

Foto 6 – Os candidatos, Procuradores de Justiça Paulo Cezar dos Passos e Gilberto Robalinho da Silva.

Foto 7 – Os candidatos acompanham a contagem das cédulas

Foto 8 – Membros e servidores acompanham a apuração dos votos

Veja mais fotos da apuração: Foto9, Foto10, Foto11, Foto12, Foto13

Créditos/fotos: Pedro Centeno/estagiário e Ana Paula Leite/Jornalista