O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio dos Promotores de Justiça Clarissa Carlotto Torres, Ludmila de Paula Castro Silva e Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro, realizou na terça-feira (3/5) o curso de capacitação das forças de Segurança Pública no que concerne à preservação, produção e custódia de provas, bem como perícia em local de crime.

O curso ocorreu no Centro de Convenções Miguel Gomez, em Ponta Porã, e contou com a participação de 119 Policiais Militares vinculados ao 4º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Porã, à 3ª Cia Ind. da Polícia Militar de Amambaí e à 2ª Cia. da Polícia Militar de Bela Vista; Peritos Criminais do Núcleo Regional de Perícias de Ponta Porã; além da presença do 1º Tenente Ryo Sato, representando a Polícia Militar de Ponta Porã; Aspirante Oficial Kelvin Augusto Rodrigues Valente, representando a Polícia Militar de Amambai; 2º Sargento Davi Ferreira de Andrade, representando a Polícia Militar de Bela Vista; o Delegado Jarley Inácio de Souza, representando a Polícia Civil de Ponta Porã; e Katsumi Maeda, representando o Núcleo de Perícias Regional de Ponta Porã.

O evento foi aberto pela Promotora de Justiça Ludmila de Paula Castro Silva, que discorreu sobre o propósito do curso.

A programação contou com as palestras do Promotor de Justiça Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro, que abordou o tema “Produção Probatória e Investigação Criminal”; do Delegado Jarley Inácio de Souza, que falou sobre a “Atuação em Local de Crime e Custódia de Provas”; e André Luís dos Santos, Perito Criminal, com o tema “Isolamento e Preservação de Local de Crime e Visão da Perícia Criminal”.

A Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres fez a mediação dos trabalhos, concedendo abertura para perguntas dos presentes e fazendo considerações sobre as palestras.