A Comissão de Gestão por Competências do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul reuniu, nesta sexta-feira (24/6), com o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, e com a Procuradora-Geral Adjunta Administrativa Nilza Gomes da Silva, para apresentar e validar as competências comuns mapeadas para o MPMS.

Os trabalhos foram abertos pelo Promotor de Justiça e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, que agradeceu a presença de todos, enfatizando a importância da reunião com a Administração Superior, uma vez que a “Gestão por Competências” é uma das principais ferramentas de Gestão Estratégica de Pessoas.

Durante a reunião, Paulo Ishikawa apresentou o conceito de competências, que é o conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relaciona com o desempenho no trabalho, podendo ser medida e comparada com padrões definidos, bem como, ser desenvolvida por meio de treinamento.

Dessa forma, com o domínio das competências, a realização das ações definidas em seu planejamento estratégico e os resultados previstos serão alcançados com a otimização de recursos.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos e a Procuradora-Geral Adjunta de Justiça Administrativa Nilza Gomes da Silva, validaram os resultados apresentados e aprovaram o cronograma das próximas etapas, que contará com a participação de Membros e Servidores do MPMS para detalhar e descrever os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes de cada competência comum identificada.

Na oportunidade, o Procurador-Geral de Justiça parabenizou a equipe e destacou a importância do trabalho realizado, eis que converge para as necessidades do MPMS, no que tange à identificação das necessidades de capacitação, melhoria da produtividade, orientação para resultados e melhoria do processo seletivo.

Afirmou ainda que o serviço público não pode mais ter como única alternativa às suas demandas ilimitadas, a contratação de novas pessoas. É preciso melhorar a eficiência do atual quadro de pessoal, ampliando o resultado entregue à sociedade sem gerar novos custos.

A Comissão de Gestão por Competências, também já realizou outras etapas, como: elaboração de seu regimento interno, elaboração de cronograma, pesquisas bibliográficas, capacitação da equipe, análise documental, visitas técnicas a outras unidades do Ministério Público, bem como em outros órgãos da administração pública, entre outras.

A implantação do modelo de gestão por competências é uma meta do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em observância ao Decreto da Presidência da República n.º 5.707/2006 e ao Acórdão do Tribunal de Contas da União n.º 3.023/2013, que objetivam fortalecer a capacidade do serviço público, aprimorando o fator humano para o alcance de desempenhos e resultados de excelência.

Também estiveram presentes na reunião, o Diretor da Secretaria de Recursos Humanos, Fabiano Alves Davy; o Diretor de Secretaria de Administração, Murilo Rolim Neto; o Diretor de Secretaria de Planejamento e Gestão, Valdemilson Massayoshi Thaada; o Chefe de Departamento de Sistemas de Informação, Frederick Werner Castellani Viacek; o Chefe de Departamento de Planejamento e Gestão por Processos, Reginaldo de Oliveira Vilanova; além da Técnica I, Christiane de Oliveira Landgraf Pinto.

Texto: Planejamento e Gestão Estratégica, com a colaboração de Elizete Alves/Jornalista Assecom – MPMS

Fotos: Maisse Cunha/Estagiária MPMS