A Promotora de Justiça da Saúde Pública, Filomena Aparecida D. Fluminhan representou o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (21/6), na Audiência Pública com o tema “Saúde da mulher e combate à mortalidade materna”.

Proposto pela deputada estadual Mara Caseiro, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, o evento teve como objetivo discutir assuntos como o “Zika Vírus” e a microcefalia, saúde mental, situação de violência contra as mulheres, mortalidade materna, saúde emocional, saúde da mulher negra e indígena, questões jurídicas que envolvam esse universo, além do acompanhamento da alimentação durante a gestação e a amamentação.

A solenidade foi presidida pelo presidente da Casa de Leis, deputado estadual Junior Mochi e pela deputada estadual Mara Caseiro. Além da Promotora de Justiça, compuseram a mesa o Secretário de Estado de Saúde (SES), Nelson Tavares; a Subsecretária Estadual da Mulher, Luciana Azambuja; médicos e especialistas na área.

Prestigiaram o evento, o Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão e dos Direitos Humanos, Francisco Neves Júnior; e a Procuradora de Justiça, Jaceguara Dantas da Silva Passos.

Também foram convidados para os debates, integrantes da Secretaria de Assistência Social, da subsecretaria de Políticas Indígenas, Casa da Mulher Brasileira, Ministério Público Estadual e Federal, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, BPW (Associação das Mulheres de Negócio e Profissionais), além de delegadas e professoras.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista ASSECOM MP/MS

Fotos: Maisse Cunha/estagiária ASSECOM MP/MS