Com a finalidade de debater questões relacionadas à violência contra a mulher, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos e da Promotora de Justiça e Assessora Especial Ana Lara Camargo de Castro, participará, na próxima segunda-feira (27/6), a partir das 17h15, de evento realizado pelo Centro Acadêmico de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O encontro será realizado em dois dias consecutivos, com a elaboração de duas mesas-redondas para debater a temática: Discursos e Práticas da Violência contra a Mulher.

A primeira mesa-redonda será composta pela Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos, pela Promotora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro, pela Doutora em Assistência Social, Estela Márcia Rondina Scandola e pelo Presidente do CAFIL/Advogado, Jodascil Gonçalves Lopes. A temática será: “As práticas da violência”. 

Os objetivos desse debate serão: Verificar os sistemas de práticas existentes - políticas públicas, ação do governo federal e estadual; analisar a evolução temporal da violência contra a mulher no Brasil; identificar os problemas ou insuficiências dessas práticas e buscar soluções.

Já no dia seguinte (28/6), das 18h15 às 19h, será realizada a segunda mesa-redonda, com a temática: “Violência, Discurso e Poder”, que contará com as participações da Coordenadora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, Dra. Gysélle Saddi Tannous; e dos professores da UFMS Ricardo Cruz, antropólogo, e Marta Nunes da Costa, filósofa.

Esse debate terá como objetivos: analisar a forma como os discursos que incentivam a violência contra a mulher são construídos e perpetuados; pensar o custo efetivo da violência para um projeto democrático, analisando a relação entre violência, desigualdade e injustiça; e desconstruir a "cultura de estupro".

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS