Foi realizada, na tarde de ontem (9/6), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, uma reunião que teve como objetivo discutir a função ambiental da propriedade no Estado de Mato Grosso do Sul, como o desmatamento na área de cerrado, convênio celebrado entre MPE/MS e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Cadastro Ambiental Rural (CAR) além de informações de licenciamento das usinas de cana e açúcar.

Durante o encontro, fizeram-se presentes a Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente (Caoma), Marigô Regina Bittar Bezerra; o Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental, Luciano Furtado Loubet; o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, bem como Diretor-Presidente do Imasul, Jaime Elias Verruck; o Gerente de Recursos Florestais, Osvaldo Antônio Riedlinger dos Santos e o Diretor de Licenciamento do Imasul, Ricardo Ebóli G. Ferreira.

Já na quarta-feira (8/6), foi realizada outra reunião com o objetivo de discutir as hidroelétricas nas Bacias de Rio Verde e Sucuriú. Também estiveram presentes a Procuradora de Justiça, Marigô Regina Bittar Bezerra; o Promotor de Justiça, Luciano Furtado Loubet; a Promotora de Justiça, Andréia Cristina Peres da Silva e a Analista de Impactos do Imasul, Ana Luiza Sanguíneo.

Dentre as várias questões abordadas, estavam: as recomendações da avaliação ambiental estratégica de Rio Verde; informações sobre a exigência da avaliação ambiental estratégica do Rio Sucuriú; realizações de audiências públicas pertinentes; procedimentos e valores das compensações ambientais a serem exigidas nas Bacias de Rio Verde e Hidrelétrica de Rio verde.

Estas reuniões fazem parte da política institucional do Ministério Público em buscar estreitar a colaboração com o Imasul, visando a melhor atuação das duas instituições em defesa do meio ambiente no Estado de Mato Grosso do Sul.

Texto: Elizete Alves - Assessoria de comunicação MPMS

Fotos: Maísse Cunha e Gionana Silveira- estagiárias