Na Semana Mundial do Meio Ambiente, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul participa de eventos com o tema sendo o centro das discussões. Nesta segunda-feira (06/06) em Bonito, o MPMS, através do Núcleo de Meio Ambiente, realiza a audiência pública que discute a criação de Unidades de Conservação (UCs) nos banhados dos Rios Formosa e Prata, naquele município. O Promotor de Justiça Luciano Loubet realizou uma palestra e abriu os trabalhos para a plateia que lotou o centro de convenções.

Na semana passada, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos participou, na sexta-feira (03/06), da apresentação do “Programa de Aprimoramento da Gestão de Resíduos Sólidos”, que aconteceu no plenário “Conselheira Celina Martins Jallad”, programa que conta com o apoio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Assomasul, Assembleia Legislativa e do Governo do Estado.

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul também esteve presente no evento aberto ao público, que aconteceu a tarde (03/06), no auditório da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, e contou com a participação de especialistas e representantes da sociedade civil, e trataram da flexibilização das normas e das leis propostas pelos poderes legislativo e executivo federais, através da PEC/65, PL654/15, PL3.729/04 e das alterações das Resoluções 01/86 e 237/97, do Conama.

Este ano, “Tolerância zero ao comércio ilegal de animais silvestres” é o tema escolhido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). O comércio de animais silvestres tem aumentado e, na América do Sul, foi detectado que os cartéis de drogas usam do comércio desses animais para o tráfico.  Segundo “O aumento do crime ambiental” (The Rise of Environmental Crime), lançado neste sábado (04) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a Interpol, o custo do crime ambiental chega, atualmente, a 258 bilhões de dólares – significando um aumento de 26% em comparação a 2014. Esse dado revela que a ocorrência de crimes ambientais bateu seu próprio recorde, tendo superado o comércio ilegal de armas de pequeno porte.

Texto: Waléria Leite/Assessoria de Comunicação do MPMS - contribuição do https://nacoesunidas.org

Foto: Assessoria do Núcleo de Meio Ambiente