Acontece em Brasília, nesta quinta-feira, 16 de junho, a Ação Nacional Estruturante – Execução da Estratégia: Fomento à Cultura de Projetos. O evento, realizado na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), é organizado pelo Comitê de Políticas de Gestão Administrativa do MP, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Projetos, e se estende até 17 de junho.

O responsável pela abertura oficial do evento foi o conselheiro Orlando Rochadel, que preside a Comissão de Planejamento Estratégico (CPE/CNMP). Ele destacou a importância de projetar sempre antes de agir. “Tudo passa por um projeto, que é a coisa mais básica que existe em qualquer instituição”, afirmou.

Para o conselheiro, falta, no Brasil, a cultura de projetar. Por isso, é tão importante um evento que discuta esse tema dentro do Ministério Público. Ele explicou também ser fundamental o trabalho de diagnóstico da atual situação das unidades do MP para que os projetos sejam feitos da maneira correta e possam gerar melhorias no futuro.

Rochadel finalizou dizendo que “precisamos correr do aplauso fácil”. Para ele, projetar é uma atividade trabalhosa, mas é o único caminho para que a realidade seja alterada para melhor. O conselheiro afirmou ser fundamental que os participantes do evento terminem as atividades com ideias de ações práticas, já que, como destacou, “só seremos respeitados se obtivermos resultados”.

Também compuseram a mesa de abertura: Paulo Cezar dos Passos, procurador-geral de Justiça do MP/MS; Ivonei Sfoggia, procurador-geral de Justiça do MP/PR; Ediene Santos Lousado;  procuradora-geral de Justiça do MP/BA; Jairo Cruz Moreira, membro colaborador da CPE/CNMP; Paulo Ishikawa, coordenador-geral do Fórum Nacional de Gestão (FNG); Anderson Viana e José Lucas da Silva, membros auxiliares da CPE/CNMP; Weskley Rodrigues, secretário de Gestão Estratégica do CNMP; Marcos Vinicius Fonseca, diretor de Planejamento Estratégico do MP/RJ; Pâmella Queiroz Werneck, coordenadora do Comitê de Políticas de Gestão Administrativa do MP; Valdemilson Thaada, coordenador do Comitê de Políticas de Gestão Orçamentária do MP; e Erika Cabral, servidora do MP/SE.

Mato Grosso do Sul tem como representante o Promotor de Justiça, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, ele é coordenador-geral do Fórum Nacional de Gestão (FNG) e nesta quinta-feira (16/06) esteve acompanhado dos servidores Valdemilson Thaada, coordenador do Comitê de Políticas de Gestão Orçamentária do Ministério Público, Silvana kato, sub-coodenadora, Paulo Edson machado Chefe da Divisão de Projetos e Captação de Recursos.

“O evento de hoje, marca a firme posição do CNMP, no reconhecimento da importância dos projetos para o aprimoramento do Ministério Público, por servir de instrumento de inovação, preservando o histórico das atividades e tendo como premissa, o necessário planejamento para se obter o sucesso da iniciativa. O MPMS que já vem participando de forma ativa nos trabalhos do Fórum Nacional de Gestão e marca presença em mais esse evento”. Afirma Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa.

Saiba mais sobre o evento

O evento, cujo público-alvo são membros e servidores do MP que atuam na área de projetos, visam a elaborar um plano de ação para atendimento às maiores necessidades relacionadas à temática e ao estabelecimento de acordo entre os participantes na definição de diretrizes relacionadas a planejamento/elaboração, execução e monitoramento de projetos. O objetivo é que as unidades do MP possam construir uma cultura de gestão de projetos madura e com resultados, evidenciando metas e indicadores e, baseadas na análise desses requisitos, repliquem as experiências bem-sucedidas e convertam os erros em lições aprendidas.

Um destaque do primeiro dia será a formação de três mesas temáticas: Definição de Metodologia e Elaboração de Projetos; Monitoramento da Execução de Projetos; e Cultura de Análise dos Resultados e Institucionalização dos Projetos.

Cada mesa deve apresentar, no segundo dia, após a discussão sobre diferentes problemas relacionados às três temáticas, um plano de ação. Depois, todos os participantes do evento se juntam para validação dos planos apresentados. Assim, há a consolidação do Projeto Final e assinatura do Acordo de Resultados.

A Ação Nacional Estruturante – Execução da Estratégia: Fomento à Cultura de Projetos se baseia no objetivo estratégico nacional do Ministério Público, na perspectiva de Eficiência Operacional: Aprimorar Processos de Planejamento e Gestão e na perspectiva de Profissionalização da Gestão: Fomentar a Cultura de Resultados.

 Ação Nacional Estruturante – Execução da Estratégia: Fomento à Cultura de Projetos se baseia no objetivo estratégico nacional do Ministério Público, na perspectiva de Eficiência Operacional: Aprimorar Processos de Planejamento e Gestão e na perspectiva de Profissionalização da Gestão: Fomentar a Cultura de Resultados.

Clique aqui para ver a programação completa do evento.

Foto: Sérgio Alemeida (Ascom/CNMP).

texto: Assessoria de Comunicação Social CNMP  

Contribuição: Waléria Leite Assessoria de Comunicação MPMS