Uma das regiões mais populosas de Campo Grande, Aero Rancho, recebeu a Ouvidoria do MPMS e diversas instituições públicas e privadas na manhã de sábado, dia 4 de junho, em uma ação social realizada pelo Conselho Comunitário de Segurança da Grande Aero Rancho. As instituições ocuparam algumas salas de aula da Escola Estadual Padre Mario Blandino, reunidas pelo objetivo de estreitar laços e fazer parcerias para enfrentar alguns problemas da comunidade, como a violência associada ao problema das drogas.

O Ouvidor do MPMS, Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas, comentou acerca da ligação da violência com as drogas, o que atinge muitas famílias, com envolvimento de crianças e adolescentes em idade escolar. É preciso ter projetos e políticas públicas voltadas à educação e ao esporte, com ações de escolas, associações, clubes de mães, conselhos, estruturas públicas e organizações integradas à comunidade. “Ações como essas no Aero Rancho precisam ser também bem divulgadas. Aproveitar os lugares por onde passam muitas pessoas e colocar avisos, fazer uso de alto-falantes e outros dispositivos para mobilizar, para que a população tenha o atendimento de agentes públicos e demais pessoas que se disponibilizaram a apoiar e a prestar serviços no local”, orientou o Ouvidor.

Para o coordenador da ação, Alberto Vieira de Mattos, o Carioca, “os problemas não param, mas estamos em um período muito bom para agir. Temos na região as possibilidades de prevenção ao Câncer, pelo Hospital do Câncer, a Caravana da Saúde que mobilizou tanta gente, e os próprios conselhos de segurança que sempre buscam essas parcerias. Carioca explicou que se pretende dar continuidade a esse tipo de evento, pois já se trata da segunda ação, com a primeira realizada no Indubrasil, polo industrial de Campo Grande.

A participante Daniela Moreira, mãe de gêmeos de sete anos, veio para se inteirar das ações de segurança e sobre as instituições que podem ajudar a comunidade. Disse que existem crianças usuárias de drogas que também aliciam outras, ficando soltas pelo bairro sem que os pais tenham controle, pois saem para trabalhar e não tem com quem deixar. “O material da Ouvidoria também vai me ajudar no meu trabalho, já que sou assistente social e preciso informar onde se faz denúncia, como proceder com órgãos públicos e outras situações de orientação”, esclareceu.

Outros atendimentos à população, além de registros pela Ouvidoria, foram relativos a serviços de saúde, consultorias profissionais e estudantis, exposições educativas, artesanatos e cuidados higiênicos como a correta escovação dentária e cortes de cabelo para adultos e crianças.

Texto: Cecília de Paiva - Ouvidoria MPMS 

Fotos: Ouvidoria