Lauro Machado, o então presidente que deixou o cargo, fez um pronunciamento, deixando o protagonismo para o empossando. Agradeceu ao MP de Goiás pelo qual foi eleito duas vezes Procurador-Geral de Justiça, ao CNPG, que classificou de colegiado dos líderes do MP brasileiro, e fez um agradecimento especial à Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

"Quem exerce um cargo desse sabe que não se consegue nada sozinho. Conseguimos imprimir uma política interinstitucional em um momento difícil, devido a muitos apoios e chego nesse momento realizado. Esse cargo é como uma corrida de revezamento e, aproveitando também o momento olímpico, passo o bastão com a certeza de que o mesmo apoio que tive não faltará a você, Rinaldo, para enfrentar as batalhas presentes", disse.

O Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, foi empossado na vice-presidência do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) representando a região centro-oeste.

Tomaram posse, além do presidente do CNPG, Rinaldo Reis, outros seis vice-presidentes, Procuradores-Gerais de Justiça (regional Centro-Oeste, PGJ/MS, Paulo Cezar dos Passos; regional Nordeste, PGJ/PB, Bertrand de Araújo Asfora; regional Norte, PGJ/RO, Elba Christine Amarante de Morais; regional Sudeste, PGJ/SP, Gianpaolo Poggio Smanio; regional Sul, PGJ/PR, Ivonei Sfoggia; e MP da União, PGJ/MPT, Ronaldo Curado Fleury).

A presidente da Conamp, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti, se disse honrada também de estar na posse do presidente do CNPG, Rinaldo Reis, e fez um pronunciamento voltado para a defesa das prerrogativas institucionais. "O inimigo está lá fora e nos quer divididos, vamos frustrá-lo sempre", disse. "A missão diuturna é árdua, mas não chega aos pés de nossa perseverança", complementou.

Já empossado presidente do CNPG, o Procurador-Geral de Justiça do MPRN, Rinaldo Reis, disse que o Ministério Público cresceu, tomou vida, e vem cumprindo seu papel de instituição promotora da justiça social e, exatamente por isso, por ter honrado sua missão, angariou inimigos. Contudo, tem sido uma instituição que acumulou mais acertos do que erros, e a própria sociedade tem reconhecido essa atuação.

"Aqui no CNPG, dividimos angústias e multiplicamos nossas forças. Juntos seremos um Ministério Público mais atuante e muito mais forte, vamos dar continuidade ao fortalecimento do nosso CNPG, que precisa ter posições. Tenho grande orgulho de ser Ministério Público do Brasil", concluiu.

Texto: Assessoria de Imprensa MPRN colaboração - Waléria leite - Jornalista ASSECOM / MPMS