Com 2746 atendimentos, somente no primeiro semestre deste ano, a Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul superou a expectativa semestral de seus atendimentos, em comparação aos anos anteriores. Esse foi o destaque dado pelo Ouvidor e Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas durante apresentação de relatório de atuação perante o Colégio de Procuradores de Justiça do MPMS, em reunião ocorrida neste 24 de agosto.
O Ouvidor contou que esse resultado relaciona-se a projetos e ações que, cada vez mais, promovem os canais de atendimento e fazem com que o cidadão tenha a confiança necessária para procurar a Ouvidoria em suas demandas.
A Ouvidoria do MPMS iniciou suas atividades em 2009 e, desde então, registra um percentual crescente de atendimentos a cada ano. Já em 2013, no seu quinto ano de existência, a Ouvidoria atingiu 1788 atendimentos. Em 2014, foram 2822 atendimentos e, em 2015, houve continuidade dessa ascensão numérica com um total de 3.538 atendimentos.
Nas palavras do Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, os dados demonstram como está a atuação da Ouvidoria, de maneira que, tanto ele quanto o seu antecessor, o Procurador de Justiça Humberto de Matos Brittes, creem na potencialidade que tem a Ouvidoria de tornar o MP cada vez melhor. Para o Procurador-Geral de Justiça, é a partir dessa proximidade com o cidadão que a Instituição se abre para ouvi-lo em suas pretensões e nos apontamentos no que se poderá aprimorar.
Texto: Cecília de Paiva