Com plenário lotado, foi promovido pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social; do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e das Vítimas de Infração Penal e do Controle Externo da Atividade Policial, o Ciclo de Palestras “Avanços do MP no Combate à Corrupção”.

O evento tem como objetivo aprimorar as técnicas investigativas e dos meios de obtenção de provas como forma de fortalecer a estrutura do Ministério Público no combate à corrupção, hoje enraizada sob o manto de verdadeiras organizações criminosas instituídas dentro do Estado. Nesse sentido, esse evento visa justamente proporcionar, a partir de destacadas experiências profissionais, o aperfeiçoamento ao árduo combate deste nefasto mal da malversação e locupletamento do patrimônio público.

Durante a abertura do evento, o Procurador-Geral Paulo Cezar dos Passos saudou os presentes, agradeceu a presença dos Procuradores e Promotores de Justiça e falou da importância do evento no âmbito do MPMS.

“Estamos aqui tratando de um tema de fundamental importância para a nossa vida, tanto pessoal quanto institucional. Vamos tratar e discutir a corrupção, os métodos e as técnicas de enfrentamento. Afinal a sociedade deposita em nós do Ministério Público uma esperança de que possamos, de algum modo, auxiliar nos anseios da sociedade. Amanhã (6/8), completam-se 3 meses em que estou à frente da Procuradoria-Geral de Justiça e nesses 3 meses, desde o primeiro dia, nós investimos na capacitação dos órgãos da PGJ, modificamos setores específicos da assessoria para tratar, especificamente, dos crimes que são de atribuição do Procurador-Geral de Justiça; investimos em estruturas; capacitamos servidores; junto com os Assessores Especiais, estamos modernizando a Instituição, para que possamos fazer enfrentamento à corrupção. O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) tem feito um trabalho fundamental para a transformação da sociedade sul-mato-grossense, mais ainda, estamos fortalecendo o Núcleo Criminal, capacitando, possibilitando mais apoio às investigações e mais apoio as Promotorias, para que os membros possam melhor cumprir suas funções. No Núcleo do Patrimônio Público, está sendo produzido um material que vai ser apresentado hoje à tarde, para que possamos ter disponibilização de atuação e mais: para que possamos ter  nos Núcleos e nos CAOs apoio aos colegas. Isso é fundamental para que o MP possa, de maneira real, ter uma estrutura que atenda às exigências da sociedade moderna. Enfrentar os problemas políticos e econômicos do Estado tem um 'preço' alto para nós membros, mas, acima de nossa vidas e dos preços que nós pagamos, existe uma Instituição que está acima de todos nós, pela qual nós fizemos um juramento: de servir a sociedade, de cumprir as leis, de fazer parte dessa Instituição. Desde quando eu estudava, o MP não é formado por Promotores ou por Promotoras, Procuradores e Procuradoras, na verdade, o MP é os Promotores e Promotoras, Procuradores e Procuradoras. E a sociedade confia em nós”, finalizou o PGJ.

O Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e das Vítimas de Infração Penal e do Controle Externo da Atividade Policial, Helton Fonseca Bernardes destacou a importância dos assuntos debatidos durante o evento e que demandam uma atenção redobrada da parte do Ministério Público, principalmente dessa nova minada que o Brasil está passando no combate à corrupção.

“Temos que saber como podemos agir, de que forma vamos colaborar para melhorar este País e combater a corrupção que é um mal que atinge a nossa sociedade. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul é um órgão que está equipado para auxiliar as atividades no combate ao crime organizado”, afirmou o Procurador de Justiça.

Em seguida, ainda no período da manhã, o Desembargador do Tribunal Regional Federal, João Pedro Gebran Neto, explanou sobre “O Papel das Instituições no Combate à Corrupção”.

Já no período vespertino, a Procuradora da República, Jerusa Brumann Viecili, abordou o tema “Técnicas de Investigação Criminal e Cível na Operação Lava Jato”.

E para finalizar os trabalhos, o Procurador Regional da República, Vladimir Aras, “Delação Premiada, Acordo de Leniência e Recuperação de Ativos: Parâmetros da Lava Jato”.

A mesa foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos; pelo Corregedor-Geral do Ministério Público Marcos Antonio Martins Sottoriva; pelo Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, Antonio Siufi Neto; pelo Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e das Vítimas de Infração Penal e do Controle Externo da Atividade Policial, Helton Fonseca Bernardes; pelo Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, Lindomar Tiago Rodrigues e pelo Desembargador do Tribunal Regional Federal, João Pedro Gebran Neto.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS

Fotos: Maisse Cunha e Giovana Silveira/ Estagiárias – Assecom MPMS