O Programa “Jovem Promotor” é uma ação que promove a participação ativa dos estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul nos desafios do ambiente escolar, proporcionando espaço para encontro de diálogo a partir da discussão de temáticas de interesses comuns e com foco na formação política da infância e da juventude.

O Ministério Público do Estado, por meio do Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, assinou um Termo de Cooperação com a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Superintendência de Políticas de Educação SUPED, conforme o Plano Estadual de Educação 2014/2024 e o Sistema Estadual de Ensino (Lei 2.787/2003).

A revista da Turma da Mônica, com uma linguagem simples e direta com o pré-adolescente e o adolescente, vai servir de base para que os estudantes tenham informações sobre a atuação do Promotor de Justiça e suas atribuições.  O “Jovem Promotor” deve ser escolhido de forma democrática e participativa, os líderes de salas devem ser escolhidos mediante votos e determinar quem será esse “Promotor” representante para atuar em conexão com a escola e o MPMS. Os candidatos devem ter entre 14 e 17.

As Promotorias da Infância e da Juventude do Ministério Público de Mato Grosso do Sul vão atuar junto às unidades escolares das comarcas de sua jurisdição, a Secretaria de Educação vai ficar responsável por desenvolver projetos e metas estabelecidas pela Superintendência de Políticas de Educação.

“A utilização de material de fácil leitura e apreensão de conteúdo, conforme já utilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais, permite a compreensão dos problemas modernos e a formação de cidadãos mais comprometidos com a necessária transformação social”, conclui Paulo Passos.

Ministério Público de Minas Gerais, contratou a empresa Maurício de Sousa Produções para a impressão da Revista Especial “Turma da Mônica e o Ministério Público” em julho de 2016.

Texto: Waléria leite – Jornalista – Assecom MPMS

Foto: Ana Paula Leite – Jornalista – Assecom MPMS