O Juiz de Direito da 3ª Vara Criminal de Dourados, César de Souza Lima, concedeu, a pedido do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pelo Promotor de Justiça Eduardo Fonticielha De Rose, verbas provenientes da Vara de Execução Penal para financiar o projeto social Monte Sião na cidade de Dourados. A iniciativa busca a inclusão social e a difusão de ideais de acessibilidade, bem como propagar os princípios de solidariedade e fraternidade.

O Projeto visa beneficiar paratletas locais, fornecendo material esportivo (dardos, discos, martelos, colchões, pesos, uniformes, entre outros acessórios essenciais para a prática de atletismo), permitindo que uma equipe multidisciplinar composta por especialistas voluntários desenvolva as potencialidades dos atletas com necessidades especiais.

Vários atletas do Projeto Social Monte Sião já estão competindo em eventos esportivos, dentre eles: Ana Paula Rodrigues, Bethania Ferreira Gomes, Dayane Alice, Ingrid Vitória, Valéria Perez, Márcio Leite e Ermas Barros que treinam nas categorias de atletismo de arremesso/lançamento (de peso, de disco e dardo) e corrida.

A atleta Ana Paula Rodrigues, velocista das provas de 100, 200 e 400 metros, e a atleta de dardo e disco Bethania Ferreira Gomes são cadastradas no Comitê Paralímpico Brasileiro, bem como participaram da 2ª Etapa do Campeonato da Confederação/Copa Paulista no dia 18 de junho de 2016, obtendo a medalha de prata nos 100m e ouro e prata no dardo e disco, respectivamente.

Os interessados no projeto podem buscar informações na 7ª Promotoria de Justiça da cidade de Dourados.

Clube Monte Sião

O clube Monte Sião – Centro Paradesporto de Alto Rendimento – foi criado neste ano, por iniciativa da atleta Bethania Ferreira Gomes, iniciando as atividades esportivas com treinos orientados pela Professora de Educação Física Sandra Arosio.

Posteriormente, a Psicóloga Lilian Izidoro desenvolveu um trabalho em grupo – terapia no parque. Gradativamente, outros profissionais começaram a se dedicar à causa, voluntariamente, tais como: a Nutricionista e Professora de Educação Física, Ronilze Carneiro; o Contador Neil Garcia Romeiro; o Advogado Diamantino Prazer; a Assistente Social, Elizandra Valadão Delfino Aguiar; a Educadora Ramona Vicenta Ramos Barbosa; o Professor de Educação Física Rogério Montes; a Fisioterapeuta Fernanda Cristina De Lima; o Arquiteto Luciano Pena; a Coordenadora do CREF Marisa Araújo; o Professor de Educação Física, Sargento Sommer; Geizebel Mariano; Lucas Felipe, além das Estagiárias Isabela Izidoro e Lara Marques Pereira.

Várias instituições locais contribuem, gratuitamente, com o projeto. Os treinos das paratletas são realizados na Academia Corpore, na faculdade UNIGRAN e no Exército Brasileiro. A empresa FG informática doou computadores para a Associação Monte Sião, bem como o Auto Posto Tereré forneceu combustível.

A agência Pajax prestou serviços publicitários à Instituição. Também colaboraram o Espaço Herbalife Vida Saudável, Run4fun, Recuperadora Douradense e o condomínio Alphaville.

Texto: Elizete Alves/Jornalista - Assecom MPMS

Foto: 7ª Promotoria de Justiça