O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, por meio da Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, realiza nesta quarta-feira (28/9), às 8h30, o lançamento da 1ª edição do Prêmio Jorge Góes de Jornalismo. O evento será realizado no auditório Dr. Nereu Aristides Marques, na Procuradoria-Geral de Justiça, localizada na Rua Presidente Manuel Ferraz de Campos Salles, 214 – Parque dos Poderes e contará com a participação de jornalistas e autoridades locais.

Além da homenagem prestada ao renomado jornalista, será lançado o edital do 1º Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes, que visa estimular, divulgar e prestigiar matérias jornalísticas que melhor apresentem a atuação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul na defesa legal dos interesses da sociedade, por meio das competências e atribuições constitucionais da Instituição.

O 1º Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes premiará matérias jornalísticas cujas pautas estejam relacionadas à atuação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul em defesa dos direitos relacionados aos temas: Meio Ambiente, Patrimônio Público, Infância e Juventude, Direitos Humanos, Criminal e outros temas referentes à defesa dos interesses difusos e coletivos.

Estão credenciados a participar do concurso: profissionais de comunicação que tenham matérias públicas em jornal, rádio, web ou televisão, que tenham o registro profissional da função de jornalista (DRT).

O 1º Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes contemplará o primeiro colocado em cada uma das seguintes categorias: Jornalismo Impresso: matéria inscrita, publicada em jornais sediados em Mato Grosso do Sul, de periodicidade igual ou superior a semanal e que tenham circulação contínua nos últimos doze meses anteriores a 1º de setembro de 2016; Radiojornalismo: matérias veiculadas em emissora de rádio sediada em Mato Grosso do Sul com duração igual ou inferior a 15 minutos; Telejornalismo: matérias veiculadas em emissora de TV sediada em Mato Grosso do Sul com duração igual ou inferior a 15 minutos; Web: matérias veiculadas em sites jornalísticos cuja empresa jornalística seja constituída em Mato Grosso do Sul; Estudante: matérias desenvolvidas por acadêmicos de Jornalismo.

Podem concorrer ao 1º Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes somente matérias publicadas ou veiculadas, em português, no território nacional, por empresas com sede em Mato Grosso do Sul que estejam constituídas há mais de um ano.

Jorge Góes

A experiência profissional do Jornalista Jorge Góes começou em 1975, como auxiliar de escritório (advocacia); em 1976, foi auxiliar de Biblioteca e Assessoria de Imprensa (MACE); em 1978, repórter/redator do jornal Diário da Serra (Campo Grande); em 1979, radialista/noticiarista na Rádio Difusora (Campo Grande); 1980, chefe de reportagem do Diário da Serra; 1981, radialista/noticiarista na Rádio Educação Rural de Campo Grande; 1983, chefe de reportagem do Jornal A Crítica, em Campo Grande; 1985, editor-chefe do Jornal Independente em Campo Grande; 1986, diretor de Jornalismo da Rádio Parecis FM e Rádio Caiari AM de Porto Velho-RO; e, 1980, editor-chefe e apresentador da TV Allamanda, da Rede Bandeirantes, em Porto Velho-RO.

Em 1980 atuou como chefe de reportagem da TV Ponta Porã (Rede Globo); 1991, diretor de jornalismo da TV Morena (Rede Globo); 1994, diretor de jornalismo da TV Guanandi (Bandeirantes); 1996, editor-chefe do Jornal Edição Extra (Campo Grande); 1998, editor-chefe do Jornal Tribuna dos Municípios (Campo Grande); e, 1999, editor-chefe do Jornal Independente (Campo Grande).

Na Assessoria de Comunicação do Ministério Público Estadual, Jorge Góes atuou durante 14 anos.

Texto: Elizete Alves / Jornalista – Assecom MPMS

Foto: Assecom