O Ministério Público de Mato Grosso do Sul lançou, na manhã desta sexta-feira (21/10), na Central de Decorados da Plaenge, a Campanha Compartilhe o Natal, referente a este ano de 2016. A abertura, que teve animação do Trio de Cordas da UCDB, contou com a presença de autoridades locais, representantes de identidades, de instituições parceiras, além do grupo Liga do Bem (Superman, Thor, Mulher-Gato, Tiana e Bela).

Com a arrecadação dos brinquedos, crianças de oito instituições serão beneficiadas: Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE), Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (CEADA/MS), Cotolengo Sul-Mato-Grossense, Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (AAH/S), Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC), Pestalozzi e Sociedade Educacional Juliano F. Varela.

Para o Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão e dos Direitos Humanos, Francisco Neves Júnior, esta iniciativa tem a finalidade de conscientizar e sensibilizar a sociedade civil, as entidades e instituições públicas em assegurar um Natal mais feliz, prioritariamente às crianças com deficiências, por meio das doações dos brinquedos.

Na oportunidade, a Procuradora de Justiça e idealizadora do projeto, Jaceguara Dantas da Silva Passos agradeceu a presença de todos e a colaboração dos parceiros “O objetivo é proporcionar um natal mais alegre e mais acolhedor para nossas crianças, em especial para as crianças com deficiências que pouco ou nada tem. Já para a sociedade, também é importante partilhar a cidadania, a responsabilidade social e, dessa forma, contribuir com as pessoas mais carentes. Quem já foi criança sabe o quanto é significativo chegar no natal e ter um brinquedo ou não ter um brinquedo, marca a vida de uma criança. Além disso não tem preço o sorriso de uma criança”, afirmou.

Já o Presidente da Apae, Otton Pereira de Almeida falou em nome de todas Instituições beneficiadas. “É uma honra muito grande estar aqui não só representando a Apae de Campo Grande, como também falar por todas as instituições beneficiadas e, por aquelas encampadas por essa belíssima campanha idealizada pelo Ministério Público Estadual. Essa Campanha tem uma importância muito grande para as crianças e, realmente, e como foi mencionado não tem peço o sorriso de uma criança. Uma campanha desse tamanho é a primeira que vejo e, gostaríamos que isso continuasse por muitos e muitos anos, porque só assim mudaríamos  muitas pessoas que precisam de um sorriso no rosto”, declarou.

Na ocasião, o voluntário superman da “Liga do Bem” iniciou sua fala mencionando uma reflexão, de qual é o seu maior problema? Seria um prazo para cumprir? É a demanda no trabalho? Ou uma discussão familiar? Enfim, para algumas pessoas que nós visitamos o maior problema delas é voltar a se movimentar, para outros é suportar a dor de perder um filho, ou enfrentar um câncer, e, é isso que a Liga do Bem faz, visitar abrigos, asilos, hospitais para levar esperança, amor, carinho, por isso “abraçamos” essa causa, para que a doação de vocês chegue da melhor forma a cada criança, finalizou lembrando que a grande maioria não tem um problema e sim dificuldades, portanto agradeça a Deus pelas bênçãos recebidas, por não precisar estar do outro lado e sim poder estar contribuindo. Não doem o que sobre de vocês, doem o seu melhor.

Doe um brinquedo

Para fazer a doação, basta acessar o site www.compartilheonatal.com.br, escolher um dos brinquedos da lista para ser doado e posteriormente levar em um dos pontos de coleta. As coletas acontecem entre 21 de outubro e 16 de dezembro de 2016. Todas as entidades beneficiadas receberão os presentes no próximo dia 16 de dezembro, durante o evento a ser realizado no Shopping Campo Grande. Para quem está conectado às redes sociais, a campanha conta ainda com a página no facebook/compartilheonatal.

A Campanha Compartilhe o Natal, é uma realização do MPMS em parceria com a Sedhast, Secretaria de Estado de Eduacação, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Assembleia Legislativa, Plaenge, Fecomércio-MS, Águas Guariroba, Grande Oriente do Brasil-MS, Banco do Brasil, Shopping Campo Grande, Comando Militar do Oeste, Famasul, Gráfica Pex, UFMS, Fundação Manoel de Barros/Uniderp, UCDB, FM UCDB, FM Capital, Zoom Comunicação, Plantar Marketing, Una Comunicação, Liga do Bem, Rotary Club de Campo Grande, AMAS, Sesc, Blink FM e Liga das Atléticas do MS.

A campanha contará com os seguintes postos de arrecadação: Águas Guariroba, Assembleia Legislativa de MS, Comando Militar do Oeste (CMO), Ministério Público do Trabalho, Plaenge, Gráfica Pex, Sesc, Shopping Campo Grande e UCDB.

Em 2015, a campanha contemplou com brinquedos arrecadados para cerca de 10 mil crianças de nove entidades. Para este ano, a meta é beneficiar principalmente crianças atendidas pelas instituições beneficiadas. 

Texto e fotos: Elizete Alves/Jornalista - Assecom MPMS