A Reunião Extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça desta quarta-feira (26/10) contou com a presença do Secretário-Geral do Conselho Nacional do Ministério Público, Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior, Procurador Regional da República da 1ª Região; do Secretário-Executivo do CNMP, Roberto Versiani; e da Secretária de Planejamento e Orçamento do CNMP, Taíssa Couto Rosa Dagher, que estão fazendo uma visita ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul para tratarem de temas referentes à gestão da Instituição.

Antes de dar início a Reunião Extraordinária, o Procurador-Geral de Justiça agradeceu a presença do Secretário-Geral do CNMP e estendeu os cumprimentos ao Presidente do CNMP, Rodrigo Janot, Procurador-Geral da República; pelo brilhante trabalho que vem realizando a frente do Ministério Público brasileiro, notadamente do Ministério Público Federal. “Trabalho este que vem rendendo frutos à sociedade e fazendo com que todos nós que pertencemos ao Ministério Público brasileiro tenhamos orgulho da nossa Instituição”, ressaltou.

Em sua fala, o Secretário-Geral do CNMP, Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior, agradeceu pela receptividade e disse que é uma honra estar no Ministério Público Estadual. “Tenho certeza que este é o sentimento da equipe que veio comigo”, destacou. Ele ressaltou que a missão como Secretário-Geral do CNMP, a pedido do Presidente Rodrigo Janot, é de nos aproximarmos enquanto Ministério Público. “Nós no CNMP nos propusemos a dialogar com os Ministérios Públicos em todo o Brasil e a partir daí trocarmos boas práticas administrativas e uniformizar nossas boas práticas administrativas, é assim então, o nosso papel”, comemorou.

Na oportunidade, o Secretário-Geral do CNMP também fez um convite, a pedido do Presidente Rodrigo Janot, muito particularmente, ao Procurador-Geral de Justiça para ser debatedor de uma das mesas de discussão do Seminário Internacional. “O Presidente do CNMP, aqui eu repito, buscou nos valores do Ministério Público Brasil afora a ocasião para discutirmos enquanto Ministério Público Nacional este tema que é de fundamental importância para todos nós” e agradeceu “Nós nos sentimos muito honrados no CNMP de contarmos com a sua presença e termos este tipo de valor no Ministério Público brasileiro”.

Segundo Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior, o Seminário que acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, em Brasília, será relacionado ao sistema acusatório que busca encontrar realidades e perspectivas a partir do pensamento internacional onde o tema está bem sedimentado.

O Procurador-Geral de Justiça agradeceu o convite e disse que é uma honra participar do Seminário Internacional “principalmente porque foi a minha dissertação de Mestrado acerca do Sistema Penal Acusatório, tema particularmente, de que eu gosto muito”. Paulo Cezar dos Passos também destacou que recebeu este convite não somente endereçado a ele, mas também um convite ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Giovana Silveira/estagiária Assecom MPMS