As crianças e adolescentes acolhidas em Dourados (MS), nos dias 13, 14 e 20 de outubro deste ano, participaram de atividades recreativas no shopping da cidade, em comemoração ao mês da criança. A iniciativa foi da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude do Município.

Na ocasião, aproximadamente 50 menores participaram de atividades recreativas como saltar no jumper, ir ao cinema, desfrutaram ilimitadamente dos brinquedos do parque de diversões, lancharam à vontade na praça de alimentação, tomaram sorvete, assistiram a show de mágica e andaram de kart, dentre outras brincadeiras.

A realização do evento só foi possível porque a administração do Shopping Avenida Center, de forma bastante sensível, atendeu prontamente à solicitação Ministerial, patrocinando a maior parte das atividades, enquanto que os empresários dos estabelecimentos também colaboraram decisivamente, de modo que as entidades de acolhimento não tiveram custo algum. Foram valorosos padrinhos.

Segundo a Promotora de Justiça da Infância e da Juventude, “um dos meninos disse que quando crescer quer abrir uma empresa e trabalhar com kart. Muitos jamais haviam entrado em um shopping ou assistido a um filme no cinema, de modo que as atividades, certamente, marcaram para sempre a vida desses menores. E dos padrinhos também, que ao verem o sorriso desses menores, ficaram igualmente eufóricos”.

Na oportunidade, houve também emocionantes encontros de irmãos que estão acolhidos em entidades distintas, em decorrência da faixa etária.

A Vara da Infância e da Juventude e o Grupo de Apoio à Adoção – Gaad Acolher, ambos da Comarca de Dourados, foram convidados pela Promotoria de Justiça para aderirem ao Projeto, havendo a imediata adesão e colaboração.

Em Dourados, há quatro entidades de acolhimento, sendo três não governamentais e uma governamental, sendo que nenhuma delas teria recurso financeiro para arcar com o custo decorrente dessas tardes de recreação. Inclusive, atravessam sérios problemas financeiros, sendo que o repasse feito pelo poder público é insuficiente, não sendo capaz de atender sequer a integralidade das despesas básicas cotidianas. Neste cenário, imprescindível o apoio da sociedade nessas iniciativas.

Texto e foto: Promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Dourados