O Ministério Público Eleitoral realizou ações de conscientização sobre os problemas causados pela venda de votos ao público infanto-juvenil, nas escolas Amim José, Evangélica, Adriele, HBL, Antônio Paulino, Rui Barbosa, São José, bem como no Centro Municipal Educacional Ilma Costa (CEMEIC) e nos Colégios Geração e Intelectus, havendo também realizado ações destinadas ao público geral.

As ações decorrentes da divulgação da Campanha “Voto Vendido, Futuro Perdido” consistiram na aplicação de questionários aos pais e familiares, pelos próprios alunos, com indagações acerca da compra e venda de votos no período eleitoral. A partir das indagações, foram confeccionados cartazes, faixas e similares. No dia da votação, 2 de outubro, todos os materiais foram expostos nas seções eleitorais.

O Promotor de Justiça atuante na 3ª Zona Eleitoral, Adriano Lobo Viana de Resende, ressalta que as ações decorrentes da Campanha “Voto Vendido, Futuro Perdido” visam dar maior efetividade aos princípios da igualdade e da legalidade, além de preservarem a legitimidade do pleito, afastando situações onde são decorrentes as práticas de abuso de poder econômico.

Em agosto deste ano, representantes de partidos políticos e das Coligações “Cassilândia para Todos” e “Unidos por Cassilândia” firmaram TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), na qualidade de organizadores das campanhas dos candidatos aos cargos de prefeito municipal, vice-prefeito e vereador, comprometeram-se a não contratar quaisquer pessoas, de forma onerosa ou não, para o fim de exercerem atividades típicas de “cabos eleitorais”.

Texto: Maisse Cunha/estagiária sob supervisão de Waléria Leite/jornalista

Fotos: Promotoria de Justiça de Cassilândia