O MPMS lançou recentemente sua nova página na Web. Um “site” renovado, mais moderno, novos elementos e, principalmente, mais fácil e rápido para navegar. No novo portal, é possível encontrar todas as notícias em destaque na primeira página, agenda de eventos, e também “links” rápidos, como o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), consulta de procedimentos, Ouvidoria e Entidades Beneficiárias dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

Além de trazer uma linguagem mais dinâmica, com ícones e ferramentas de busca, a nova página também faz uso de recursos de acessibilidade como o modo de alto contraste, que ajusta a cor para pessoas com baixa visão, daltonismo e usuários que utilizam monitores monocromáticos e o VLIBRAS, um “software” desenvolvido pelo Governo Federal que traduz conteúdos digitais (áudio, vídeo e texto) para a Língua Brasileira de Sinais.

Outra novidade do portal Institucional são os informativos digitais desenvolvidos para alguns Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (CAOs), como o do Meio Ambiente, Infância e Juventude, Consumidor, entre outros. Com periodicidade trimestral, os informativos trazem as principais notícias de cada CAO divulgadas a partir de agosto de 2016.

Pesquisa de Satisfação

Com o intuito de aprimorar sua página na internet, o MPMS lançou também uma pesquisa de satisfação. Para a Procuradora de Justiça responsável pela Assessoria de Comunicação, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, a pesquisa é fundamental para o aprimoramento dos serviços do MPMS: “A pesquisa de satisfação é uma maneira de ajustar o nosso ‘site’ Institucional a partir das necessidades dos usuários”, destaca.

Com 7 dias de funcionamento, a pesquisa já registrou uma importante participação no “site” do MPMS, indicando ótimo nível de satisfação no que tange aos itens de facilidade de navegação, clareza e atualização de informações.

A pesquisa apontou ainda que 87,5% dos usuários que já participaram da pesquisa mostraram-se satisfeitos. Para Frederick Werner Castellani Viacek, Chefe do Departamento de Sistemas de Informação do MPMS, as mudanças promovidas no portal visam promover a usabilidade e o conteúdo: “Sempre as mudanças efetuadas visam à melhora da experiência dos usuários que acessam, tendo como principal critério a acesso rápido à informação com o mínimo de ‘clicks’ possível”, comenta.

O Promotor de Justiça Ricardo de Melo Alves, Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), destaca a importância dos recursos agora disponibilizados: “o novo Portal do MPMS evidencia o compromisso do Ministério Público com a acessibilidade e transparência, possibilitando aos usuários o acesso rápido às informações nele disponíveis”.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista Assecom MPMS