É com gestos solidários e a união de esforços entre o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, empresas e entidades públicas que muitas crianças com deficiências terão um natal ainda mais especial. Nesta sexta-feira (9/12), a partir das 8 horas, acontecerá, no Shopping Campo Grande, o encerramento da Campanha Compartilhe o Natal, na qual diversas entidades sociais serão beneficiadas, recebendo os presentes nos próximos dias.

Dentre a as instituição que serão beneficiadas com a Campanha, estão: a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA); a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG); o Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (CEADA/MS); o Cotolengo; o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S); o Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC), Pestalozzi e a Sociedade Educacional Juliano F. Varela.

A Idealizadora do projeto, a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos, destaca a importância da participação de toda a sociedade que, com um gesto simples, pode marcar de maneira positiva a vida de uma criança carente. “Quem já foi criança sabe o quanto é significativo um brinquedo e para essas crianças o presente tem valor ainda maior, significa inclusão social, cidadania e motivação, pois é muito para quem pouco ou nada tem, por isso, a participação de todos é tão importante”, avalia.

A participação dos parceiros foi destacada pelo Procurador de Justiça e responsável pelo CAO (Centro de Apoio Operacional) de Direitos Humanos, Francisco Neves Júnior. “Sem vocês não faríamos esse trabalho. Por vocês acreditarem e participarem é que poderemos mais uma vez tornar real esse sonho e levar felicidade a tantas crianças”, ressaltou.

Quem quiser fazer a doação e fazer uma criança feliz, ainda dá tempo, basta acessar o site www.compartilheonatal.com.br, escolher um dos brinquedos da lista para ser doado e posteriormente levar em um dos pontos de coleta: Águas Guariroba, Assembleia Legislativa de MS, Comando Militar do Oeste (CMO), Ministério Público do Trabalho, Plaenge, Gráfica Pex, Sesc, Shopping Campo Grande e/ou UCDB.

A Campanha Compartilhe o Natal, é uma realização do MPMS em parceria com a Águas Guariroba, Assembleia Legislativa, Banco do Brasil, Blink FM, Comando Militar do Oeste, Famasul, Fecomércio/MS, Fundação Manoel de Barros, FM Capital, GOB-MS, Gráfica PEX, Liga das Atléticas do MS, Liga do Bem, MPT, Plaenge, Plantar Marketing, Rotary Clube de Campo Grande, Rádio UCDB, Rádio Uniderp, Rádio UFMS, SED/MS +, SEDHAST, SESC, Sicredi, Shopping Campo Grande, TCE, UCDB, UFMS, Una Comunicação, Uniderp e ZOOM Comunicação.

 

Campanha

Já em sua 2ª edição, a Campanha Compartilhe o Natal, foi criada em 2015, quando arrecadou 10 mil brinquedos e foram entregues às instituições: Cotolengo/Orionópolis, Afrangel, Pestalozzi, Casa da Criança Peniel, Apae, Casa da Vovó Túlia, Instituições de Acolhimento Municipais (SAS), Centro de Apoio e Orientação à Criança – Lar Vovó Miloca (SEDHAST), Creche Girasol e Instituições de Acolhimento Estaduais (SEDHAST).

Agora, em 2016, a esperança de fazer um Natal digno e acolhedor, priorizando as crianças com deficiência, continua em nossos corações.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS