As Instituições que integram o Conselho Institucional de Segurança (Coised) apresentaram, durante coletiva de imprensa, o balanço da atuação em 2016. A atuação integrada das forças policiais de Dourados que formam o Coised retirou de circulação 150 toneladas de maconha e duas toneladas de cocaína no período de janeiro a novembro deste ano.

Os Promotores de Justiça João Linhares Júnior e Élcio D'Angelo integram o Coised desde a sua fundação, há oito anos.

Para o Promotor de Justiça João Linhares Júnior, essa integração entre as Instituições está gerando resultados eficientes e bastante significativos para a sociedade no que tange à segurança pública. Prova disso, de acordo com o Promotor, é que enquanto a maioria das cidades de MS tem a segurança como maior motivo de queixa, em Dourados, essa pasta fica em terceiro lugar.

Sobre a atuação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, o Promotor de Justiça explicou que as Instituições se reúnem mensalmente, trocam informações e estabelecem um apoio recíproco para as operações. “Nós priorizamos o trabalho em conjunto e a união das Instituições com o objetivo de debater e fortalecer a segurança pública”, enfatizou.

O presidente do Conselho, Delegado da Polícia Federal Dênis Colares, disse que os resultados são fruto da atuação em conjunto dos órgãos de segurança. "O Coised já é modelo para outros municípios e até mesmo para o País. Através dessa integração, é possível compartilhar informações, tecnologia, e até mesmo recursos, já que através da formação do Conselho foi possível ter um fundo vindo de transações penais para custeio de despesas emergenciais", destacou.

A Polícia Civil também apresentou bom desempenho. O número de roubos saiu de 672 casos em 2014, passando por 587 em 2015 e chegando a 581 em 2016. O número de homicídios caiu de 71 em 2014, 54 em 2015 e 48 em 2016. "Apesar da crise que o país enfrenta em que o desemprego é muito forte e isto contribui para o aumento da criminalidade, temos conseguido baixar esses índices ano a ano", ressaltou o delegado. Ele alega ainda que, em Dourados, o único crime que registrou aumento é o furto que cresceu cerca de 10%. "A Polícia vem atuando com maior rigidez nos crimes em maior potencial e isto faz com que haja uma migração dos bandidos para outros crimes menores", explicou, observando que foram cumpridos 145 mandados de prisão e apreendidos 950 quilos de drogas que iriam ser consumidos no município.

Dentre outros números, a Polícia Militar, através do coronel Carlos Silva, destacou a recuperação de 260 veículos em Dourados e a parceria com a Polícia Federal que garantiu uma melhoria na qualidade do atendimento do canil. Hoje, segundo o coronel, 70% dos veículos furtados são recuperados em Dourados. O coronel destacou ainda que a integração das forças policiais garante atendimento mais ágil para a população.

A Polícia Rodoviária Federal destacou a apreensão de 42 toneladas de maconha esse ano contra 18 toneladas no ano passado. Foram 680 quilos de cocaína, 17 quilos de haxixe e mais de 500 mil pacotes de cigarro. Esse ano também 160 veículos recuperados foram recuperados, e mais de 500 pessoas detidas.

A Perícia Criminal destacou que esse ano a maior conquista do órgão foi a implantação do Núcleo de Medicina Legal que possibilitou a realização de 638 laudos toxicológicos (aqueles para comprovar substâncias químicas como cocaína), além de 3.103 laudos periciais. A expectativa é de que o IML de Dourados seja ativado em janeiro de 2017 e que o Estado ative o serviço de exames toxicológicos em material biológico para identificar, por exemplo, causas de mortes por envenenamento. O serviço está paralisado no Estado. O Corpo de Bombeiros destacou o registro de mais de 6.5 mil atendimentos em Dourados. Destacou novos equipamentos, além de mais de 700 vistorias de segurança e 490 notificações.

A Polícia Rodoviária Estadual destacou a união de forças policiais e a vistoria de mais de 27 mil veículos em Dourados, além do atendimento da PRE em 196 acidentes esse ano.

A Guarda Municipal enfatizou as 14 mil visitas nas escolas de Dourados, atuando na segurança e também na prevenção, através de palestras que estão reduzindo ano a ano os índices de ocorrências nas unidades educacionais. A Guarda Municipal é considerada modelo para o país em estruturação e legislação.

Texto: com informações do jornal O Progresso

Foto da coletiva de imprensa: Hedio Fazan