Três novos Procuradores de Justiça foram empossados em Sessão Solene, pelo Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores, Paulo Cezar dos Passos. A cerimônia ocorreu, nesta sexta-feira (16/12), no auditório Dr. Nereu Aristides Marques, sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

Foram empossados ao cargo de Procurador de Justiça, os Promotores de Justiça Silasneiton Gonçalves e Sergio Fernando Raimundo Harfouche, promovidos por antiguidade; e Alexandre Lima Raslan, promovido por merecimento ao cargo de Procurador de Justiça, pelo Conselho Superior do Ministério Público.

Durante a abertura, a mesa de autoridades foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos; pelo Presidente do Tribunal de Justiça de MS, pelo Desembargador João Maria Lós; pelo Procurador-Chefe do Ministério Público Militar, Alexandre José de Barros Leal Saraiva; pelo Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Lindomar Tiago Rodrigues; pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Mansour Elias Karmouche e pelo Deputado Lidio Lopes, representando a Assembleia Legislativa,.

A Sessão Solene foi realizada perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores. O Procurador de Justiça e Secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Rodrigo Jacobina Stephanini, fez a leitura dos Termos de Compromisso e de Posse.

Na ocasião, a senhora Aparecida Peres Lima Gonçalves, esposa do empossado, fez a entrega das vestes talares ao Procurador de Justiça Silasneiton Gonçalves e o conduziu ao seu assento no Colégio de Procuradores.

Em seguida, a senhora Claudia Raslan, esposa do empossado, fez a entrega das vestes talares ao Procurador de Justiça Alexandre Lima Raslan conduzindo-o ao seu assento no Colégio de Procuradores.

Na sequência, a senhora Claudia Olivia Cesco Ribeiro Harfouche, esposa do empossado, fez a entrega das vestes talares ao Procurador de Justiça Sergio Fernando Raimundo Harfouche e o conduziu ao seu assento no Colégio de Procuradores.

Em nome do Colégio de Procuradores de Justiça, o Procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa, saudou os empossados.

O Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, em seu discurso, ressaltou os valores de cada colega e, fez um reconhecimento também às duas Promotoras de Justiça que integraram a lista de merecimento e que, em sua avaliação, possuem todos os méritos para integrar o Colegiado.

Também aproveitou a oportunidade, já que é período de natal, para deixar uma reflexão sobre qual sociedade que todos desejam ter: “Uma sociedade permeada de revanchismos, por pessoas e instituições se sentindo acima do bem e do mal? Ou uma sociedade comprometida com um ideal em que a Constituição os trás, com um mundo melhor, mais justo, menos desigual, fundado no princípio fundamental, no princípio de solidariedade, no princípio que nos anima a olhar além dos nossos olhos, e ver que vivemos em uma sociedade extremamente desigual em que muitos não vivem, apenas sobrevivem”, avaliou.

Presenças

Também prestigiaram a Cerimônia de Posse: o Desembargador Alexandre Aguiar Bastos; Desembargador Marcelo Câmara Raslan; o Presidente da Cassems, Ricardo Ayache e o Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, Emerson Kalif Siqueira, além de familiares e amigos.

Conselho

No último dia 13 de dezembro, durante a reunião do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, os três novos Promotores de Justiça, foram promovidos ao cargo de Procurador de Justiça, pelos critérios de antiguidade e de merecimento.

Por unanimidade, o Conselho Superior, promoveu, pelo critério de antiguidade, o Promotor de Justiça Silasneiton Gonçalves, para a 21ª Procuradoria de Justiça Criminal, segunda instância.

Para a 22ª Procuradoria de Justiça Criminal, segunda instância, pelo critério de merecimento, foi promovido o Promotor de Justiça Alexandre Lima Raslan, que fez parte da lista tríplice junto com as Promotoras de Justiça Ana Lara Camargo de Castro, Assessora Especial do PGJ, e Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, titular da 32ª Promotoria de Justiça da Capital.

E, por unanimidade dos votos, foi promovido, pelo critério de antiguidade, para a 23ª Procuradoria de Justiça Criminal, segunda instância, o Promotor de Justiça Sergio Fernando Raimundo Harfouche.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS

Fotos: Maisse Cunha e Ana Carolina Vasques