Solidariedade foi a palavra que moveu dezenas de pessoas na noite de sexta-feira (9/12) na Esplanada da Estação Ferroviária de Campo Grande. A noite foi de festa na “Ceia solidária às pessoas em situação de rua”. A iniciativa, que já está em sua 2ª edição, é uma ação conjunta do Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Humanos, Procurador de Justiça Francisco Neves Júnior e da Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos em parceria com órgãos governamentais públicos e privados. 

A noite teve show do Blues man Zé Pretin, do Projeto Tocando em Frente, com duas apresentações de Ballet, teve a participação dos amigos do Ministério Público Estadual e dos acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), como "papai noel" e da Bateria das Atléticas que fez o povo sambar, além do improviso de artistas anônimos que surgiram na emoção da noite e apresentaram poesias. 

Para a Procuradora de Justiça Jaceguara Passos, “essa é uma época do ano que remete a festas e a maioria dos que estão aqui não tem isso. Essa é uma noite em que os voluntários tiveram o privilégio de se doar para aqueles que muitas vezes não se dão conta da importância que têm como seres humanos que são”.

O cardápio feito e servido pelas mãos dos voluntários, trazia arroz à grega, frango com frutas, farofa e salada, e para beber, refrigerantes. Os cerca de  200  visitantes receberam ainda panetones como sobremesa. Mas o que deixou essas pessoas tão à vontade, nessa noite de ceia solidária, é que se sentiram acolhidas pelos voluntários, pois receberam de cada um carinho, respeito e dignidade. 

 

Texto e fotos: Waléria Leite  - Jornalista ASSECOM