O Procurador de Justiça Edgar Roberto Lemos de Miranda, Coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), representou, na segunda-feira (05/12), o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos na solenidade de posse do Procurador de Justiça Antônio Sérgio Tonet no cargo de Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais para o biênio 2017/2018.

A cerimônia aconteceu na sala Minas Gerais da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, e contou com a presença de amigos e familiares do empossando, além de muitos integrantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e autoridades de diversas esferas governamentais.

O Procurador-Geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, abriu a cerimônia e falou sobre o desafio de dividir a atenção da administração da instituição com eventos da dinâmica social ocorridos durante seus quatro anos de mandato. Episódios como a PEC 37, os protestos e manifestações em junho de 2013 e suas consequências, a operação Lava Jato, o gradativo agravamento da crise econômica e política que resultou no impeachment da presidente da República, a tragédia ambiental de Mariana e, por último, a tramitação do Projeto de Lei 4850/16, que institui novos tipos penais de abuso de autoridade, especialmente voltados à atividade de juízes e Promotores de Justiça.

Mesmo diante desse cenário, Carlos André apontou os avanços conseguidos com base nos projetos e metas definidos no início de sua administração. “Hoje, entregamos aos nossos sucessores um Ministério Público mais forte. E o que nos cabe nesse momento é expressar nosso mais profundo agradecimento a todos que contribuíram para que pudéssemos concluir o nosso trabalho com dignidade e orgulho pelo que fizemos”, disse.

Após a leitura do termo de compromisso e assinatura do termo de entrada em exercício, assinado também pelo governador do Estado, Fernando Pimentel, Tonet recebeu o Grande Colar do MPMG e assumiu a presidência da cerimônia, já como novo Procurador-Geral de Justiça.

Em seu pronunciamento, ele relembrou sua trajetória, desde quando deixou o interior de São Paulo, há 30 anos, para ingressar no MPMG e se transformar em um mineiro por adoção. “A alegria que sinto nesse momento não é maior que a responsabilidade de assumir tarefas sabidamente árduas, mas extremamente honrosas e dignificantes. Pretendemos colocar em prática os projetos de renovação construídos coletivamente com a classe ao longo da jornada que nos trouxe até aqui”, afirmou Antônio Sérgio Tonet.

Entre suas prioridades, Tonet citou o combate à criminalidade, especificamente o crime organizado, e o fortalecimento das Promotorias de Justiça, principalmente aquelas mais distantes. “A missão do Ministério Público de defesa intransigente dos interesses sociais, de promoção da inclusão social, de combate à corrupção, de enfrentamento permanente da criminalidade, continuará sendo cumprida com garra, coragem, energia e determinação”, disse ele.

Tonet destacou ainda a importância do bom relacionamento institucional. “Reafirmo aqui meu compromisso de absoluto respeito aos poderes de Estado, estando certo de que as relações que desenvolveremos serão pautadas pela cordialidade, pelo espírito de colaboração e de integração.”

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS com informações do MPMG

Fotos: MPMG