O Promotor de Justiça da Comarca de Dourados (MS) Élcio Félix D´Angelo e mais 30 alunos dentre eles Policiais Militares, dos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, e também Policiais Civis e Rodoviários Federal participaram do 6º Curso de Especialização de Policiamento de Fronteira (6º CPFron).

O curso tem como objetivo capacitar os integrantes do DOF (Departamento de Operações Especiais) e DEFRON (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), para os trabalhos policiais nas fronteiras com o Paraguai e Bolívia, levando em consideração as peculiaridades que envolvem os crimes típicos dessas regiões. O curso foi dividido em três módulos: teórico, teórico-prático e prático.

O módulo teórico abrangeu as seguintes matérias: técnica de entrevista, comunicações, investigação criminal, espanhol inicial, polícia judiciária, mapeamento da fronteira, modus operandi criminoso, identificação e reconhecimento de drogas, sistema SIGO e INFOSEG e noções de inteligência policial.

O módulo teórico-prático utilizou as matérias georreferenciamento aplicado à segurança pública, enfrentamento de fraudes veiculares, atendimento pré-hospitalar tático, patrulha policial rural e operações helitransportadas.

Já o módulo prático envolveu as matérias de direção policial, táticas de confrontos armados, tiro policial, busca veicular, natação utilitária, treinamento físico militar, técnicas de abordagem do DOF e estágio supervisionado.

O Promotor de Justiça e aluno Élcio Félix D´Angelo foi escolhido orador da turma, o qual agradeceu pelo trabalho de excelência que o DOF vem realizando para a sociedade brasileira, bem como enalteceu o corpo docente pelas instruções e aulas realizadas ao longo de 45 dias, totalizando 365 horas/aula.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS