Estão sendo cumpridos, nesta manhã (27/1), 07 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, o juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, requeridos pelo GAECO em investigação que apura a prática dos crimes de peculato, falsidade documental e corrupção envolvendo alguns diretores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul - AGEPEN.

Os mandados foram cumpridos nas residências dos diretores investigados, localizadas nas cidades de Aquidauana, Dourados e Campo Grande, além dos respectivos locais de trabalho localizados na sede da AGEPEN em Campo Grande.

O objetivo da investigação refere-se à apuração de ilegalidades cometidas durante a realização do CURSO DE TREINAMENTO PARA INTERVENÇÃO RÁPIDA, CONTENÇÃO, VIGILÂNCIA E ESCOLTA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL - GIRVE (daí o nome da Operação), dirigido a agentes penitenciários, ocorrido em abril do ano passado, na cidade de Campo Grande.

Na manhã de hoje, foram alvos de busca e apreensão os titulares da Presidência da AGEPEN, da Diretoria de Assistência Penitenciária (DAP), da chefia da Divisão de Estabelecimentos Penais (DEP), da Diretoria de Operações (DOP) e a Chefia de Divisão de Trabalho.

Os celulares de todos os alvos foram apreendidos e, no interior da residência de um dos diretores foram encontrados noventa mil reais, em dinheiro.

Coordena a operação a Promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal Santos e coordenadora do GAECO/MPMS