A Promotora de Justiça da Saúde Pública, Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, recebeu homenagem na segunda-feira (30/1), na sede do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS), em reconhecimento pelo papel de destaque na defesa da saúde em nossa sociedade e pela parceria em prol dos ditames éticos e da excelência técnica da medicina.

Após passar por reforma, ampliação e reestruturação, o CRM/MS foi reinaugurado. De acordo com a presidente da entidade, Rosana Leite de Melo, a nova estrutura vai garantir um melhor atendimento tanto para os 5.625 médicos atuantes em Mato Grosso do Sul, quanto para a população que necessitar dos serviços do Conselho.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Corrêa Lima; o 1º Vice-Presidente do CFM, Mauro Luiz de Britto Ribeiro; o Senador Waldemir Moka; o Deputado Federal Luiz Henrique Mandetta; o Secretário Estadual de Saúde de MS, Nelson Barbosa Tavares; o Secretário Municipal de Saúde Pública de Campo Grande, Marcelo Vilela; o Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Augusto Santos Turine; e o Presidente da Academia de Medicina de MS, Luiz Salvador de Miranda Sá Junior.

Carlos Vital, Presidente do CFM, aproveitou a ocasião para falar sobre o programa Mais Médicos e afirmou: “a criação de uma carreira de médicos estruturada, que ofereça condições de trabalho, infraestrutura e garantia de progressão, é a única alternativa para um sistema de saúde eficiente”.

Já o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, destacou o bom trabalho que Rosana Leite realizou durante sua gestão no CRM/MS e declarou que o Ministério da Educação terá muito a ganhar, já que Rosana assumirá o cargo de Coordenadora Nacional de Residência Medica. “É um orgulho para nós termos alguém de Mato Grosso do Sul à frente dessa coordenação”, afirmou Turine.

Além da Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, receberam homenagens o Senador Waldermir Moka, que foi condecorado em reconhecimento pelo papel de destaque na defesa dos princípios morais, éticos, sociais e políticos norteadores à pratica de excelência da Medicina .O Presidente do Conselho Federal de Medicina -CFM Carlos Vidal  também recebeu a reverência, em reconhecimento pelo papel de destaque em sua atuação incansável e, sobretudo, ética como Presidente do CFM.

 

Texto: Waléria leite – Jornalista – ASSECOM com auxílio da assessoria do CRM/MS

Imagem: Assessoria - Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS)