O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Ouvidoria, comemorou, nesta quinta-feira (16/03), o Dia Nacional do Ouvidor, no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.

O evento voltado para o público interno da Instituição teve como objetivo motivar a participação e esclarecer os servidores do MPMS sobre as possibilidades de manifestação através dos canais de atendimento, fortalecendo a cidadania e a melhoria da gestão pública.

A mesa solene foi presidida pelo Ouvidor do MPMS, Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas e composta pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos; pela Procuradora-Geral de Justiça Adjunta Administrativa, Nilza Gomes da Silva; além do Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, Lindomar Tiago Rodrigues e a Presidente do Sindicato dos Servidores do MPMS, Munira Tereza Esgaib Campos.

Com auditório lotado, o Procurador de Justiça e Ouvidor Olavo Monteiro Mascarenhas fez a abertura do evento saudando a mesa e todos os servidores, e destacou a importância do Ouvidor Público na Instituição.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos cumprimentou todos os servidores do MPMS, e  reconheceu os trabalhos de todos os funcionários da Instituição: “Por dever de reconhecimento da minha parte, enquanto Procurador-Geral, quero externar os meus cumprimentos, o meu agradecimento e o meu reconhecimento ao trabalho que todos os servidores desenvolvem  em prol do Ministério Público e da sociedade do Estado”.

O Procurador-Geral elogiou ainda os trabalhos desenvolvidos pela Ouvidoria, bem como os do Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas: “Esse evento, que marca o dia do Ouvidor, é um evento que marca também a necessidade de termos cada vez mais aprimorados os canais de comunicação interno e externo. É preciso que a sociedade, os membros e os servidores possam se comunicar cada vez mais, de modo transparente e claro com a administração, a fim de que possamos aprimorar os serviços que desempenhamos”, destacou o Procurador-Geral Paulo Passos.

Em seguida, o Procurador de Justiça e Ouvidor Olavo Monteiro Mascarenhas, apresentou o desempenho da Ouvidoria no ano de 2016 e mostrou que o canal mais utilizado é o e-mail. Em 2016, foram 2224 atendimentos por esse canal. O segundo canal mais utilizado é o formulário eletrônico com 1988 atendimentos, seguido do contato telefônico (703), do contato pessoal (197) e via postal com apenas 17 atendimentos.

Para o Ouvidor , esses números representam uma conquista para a sociedade: “Nós sabemos que a Ouvidoria é o canal permanente de comunicação e interlocução com a sociedade, com o objetivo de contribuir para o aumento dos padrões de transparência, eficiência, presteza e segurança das atividades institucionais”.

Cabe destacar que, em comemoração ao Dia do Ouvidor, a Ouvidoria do MPMS lançou um Informativo Especial com todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito de 2016. Nesta edição especial, o leitor poderá acompanhar o desempenho da Ouvidoria do MPMS, uma entrevista exclusiva com o Procurador de Justiça e Ouvidor Olavo Monteiro, e um artigo feito pelo Procurador do Trabalho e palestrante do dia, Celso Henrique Rodrigues.

O Informativo da Ouvidoria já está disponível no site do MPMS e para ter acesso à versão em pdf clique aqui.

Palestra

O evento teve como palestrante o Procurador do Trabalho da 24ª Região e especialista em Direitos Humanos e Trabalho, Celso Henrique Rodrigues Fortes, que abordou o tema “Assédio moral no serviço público”.

Na ocasião, o Procurador do Trabalho destacou a importância de se reconhecer situações de assédio moral no ambiente de trabalho. Segundo Celso Rodrigues, assédio moral não é um mero desentendimento, nem conflito ou ofensa momentânea. O assédio caracteriza-se pela repetitividade: “Trata-se de um processo, um gotejar contínuo, um martelar, uma situação de perseguição que vai levando a vítima ou o assediado a adoecer”.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/ Jornalista-Assecom

Foto: Giovana Silveira