O Corregedor-Geral do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Marcos Antônio Martins Sotoriva, participa de solenidade de posse do corregedor-geral do Ministério Público do Paraná, Arion Rolim Pereira, no cargo de presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do MP (CNCGMP), realizada no auditório da sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba, durante a 106ª Reunião do CNCGMP.

O Corregedor-Geral do MPMS faz parte da nova diretoria, como diretor financeiro. A atual equipe é composta pelos seguintes corregedores-gerais: Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda, de Rondônia, na 1ª vice-presidência; Pedro Elias Erthal Sanglard, do Rio de Janeiro, 2ª vice-presidência; João Rodrigues Filho, do Tocantis, 1ª secretaria; Maurício Correia de Melo, Ministério Público do Trabalho, 2ª secretaria; Marcos Antonio Martins Sottoriva, do Mato Grosso do Sul, diretoria-financeira; e Paulo Roberto Moreira Cançado, de Minas Gerais, diretoria de Comunicação Social.

Ao fazer a saudação inicial aos presentes, o procurador-geral de Justiça do MP-PR, Ivonei Sfoggia, cumprimentou a gestão anterior do Conselho. “É justo o reconhecimento público do trabalho desenvolvido pela atual direção, que deixa o legado de profundos avanços nos sistemas correicionais e na própria concepção do que deva ser uma Corregedoria. E a nova direção também tem tudo para dar certo. O Ministério Público do Paraná empresta ao Ministério Público brasileiro o que tem de melhor. Arion Rolim Pereira reúne atributos que o legitimam a representar nacionalmente o Paraná”, destacou.

Ao transmitir o cargo, o atual presidente da entidade, o corregedor-geral do MP-RS, Ruben Giugno Abruzzi, lembrou a aprovação, ocorrida durante a sua gestão, da carta de Brasília, documento de orientação da atuação institucional. “Esse foi um momento muito importante do qual os corregedores-gerais foram protagonistas e agora temos um grande trabalho com a implementação das metas previstas. E esse talvez seja o maior desafio que o novo corregedor e esse colegiado que agora toma posse vão enfrentar”, afirmou.

A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti, enalteceu as qualidades do novo presidente da entidade nacional e destacou as expectativas com a nova diretoria. “Notabilizado por sua inteligência, equilíbrio e competência, doutor Arion tem em suas mãos a missão de presidir esse colegiado que orienta, zela e corrige os membros do Ministério Público brasileiro. Nós, procuradores e promotores de Justiça, somos homens e mulheres de bem, sujeitos a falhas, e a Conamp espera que as corregedorias atuem primeiramente nos orientando, priorizando aspectos preventivos e objetivando sempre elevar a credibilidade do Ministério Público frente à sociedade”. 

Autoridades presentes – Compuseram, ainda, a mesa solene de abertura: o corregedor nacional do CNMP, Cláudio Henrique Portela do Rego; o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Arquelau Araújo Ribas; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; o defensor público-geral, Sérgio Roberto Rodrigues Parigot de Souza; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Maurício Tortato; o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Cláudio Franco Felix e o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), procurador de Justiça Fábio Bastos Stica. Além de representantes do MP de vários estados brasileiros, a solenidade foi prestigiada por integrantes do MP-PR.
 


Texto: Waléria leite - colaboração MPPR 

Imagens: Ministério Público do Paraná