O Ministério Público de Mato Grosso do Sul participou, nesta segunda-feira (20/03), da formatura do I Curso de Operações Especiais, da Polícia Militar de MS. A solenidade foi realizada no Quartel do BOPE, onde autoridades civis e militares, bem como familiares dos formandos puderam confraternizar e comemorar o término de formação.

Na oportunidade, o Comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e Coordenador do Curso Tenente-Coronel Wagner Ferreira da Silva, fez agradecimentos ao Ministério Público Estadual em nome dos Promotores de Justiça Humberto Lapa Ferri, Clovis Amauri Smaniotto e Pedro de Oliveira Magalhães pelo apoio oferecido ao BOPE durante toda a realização deste pioneiro curso.

Realizado em quatro fases, o curso foi dividido em: rústica, policial, técnica e de operações, com duração de 18 (dezoito) semanas, tendo inicio em 31 de outubro de 2016. Especializou policiais militares para enfrentar situações críticas no âmbito de todo o território estadual, dentre elas aquelas envolvendo artefatos explosivos, roubos na modalidade “novo cangaço”, e ocorrências com reféns localizados, dentre outras.

Durante três meses, 44 policiais, sendo 34 da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e 10 policiais de outros estados (Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Amapá, Santa Catarina e Acre), participaram do I Curso de Operações Especiais.

O curso foi marcado por provas técnicas-eliminatórias, que exigem disciplina, resistência à fadiga física, concentração e controle emocional, capacitando o policial para operar nas atividades policiais de alta complexidade, tanto assim que dos 44 (quarenta e quatro) policiais matriculados apenas 06 (seis) lograram êxito em sua conclusão, dos quais 01 (um) oficial da Polícia Militar de Mato Grosso, 01 (um) Cabo da Polícia Militar do Amapá e outros 04 (quatro) policiais militares de Mato Grosso do Sul.

Texto: ASSECOM BOPE com atualização Waléria Leite / ASSECOM MPMS

Imagens: Acervo