Começou na quarta-feira (22/03), o treinamento para o uso do Sistema de Automação da Justiça para Ministérios Públicos (SAJ-MP) para os servidores e Membros das Comarcas de Paranaíba e Três Lagoas. O treinamento que acontece na Procuradoria-Geral de Justiça vai até sexta-feira (24).

O curso é orientado pelo Promotor de Justiça e Assessor Especial da Procuradoria-Geral, Paulo César Zeni e a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação que acompanha os trabalhos e auxilia no que for necessário.

A implantação do sistema SAJ/MP representa uma ação estratégica indispensável à garantia de autonomia e independência do Ministério Público, para a gestão de seus processos e procedimentos eletrônicos, bem como para a construção de um novo e amplo banco de dados apto a oferecer, em um futuro próximo, indicadores de atuação capazes de multiplicar a inteligência e a precisão das ações planejadas e realizadas pelos Órgãos de Execução.

Confira o cronograma completo clicando aqui.

SAJ-MP e projeto Guaicuru

O SAJ-MP é um software desenvolvido para a gestão de processos judiciais e administrativos do Ministério Público. O projeto Guaicuru, por meio da solução, visa à consolidação do processo digital em Promotorias e Procuradorias de Justiça do Mato Grosso do Sul.

A origem do nome do projeto vem da fama de bravura dos índios Guaicurus. O notável desempenho da tribo se deve, em parte, à capacidade de assimilação do conhecimento de outros povos. Assim, como eles foram capazes de assimilar novos conhecimentos para evoluir, o Ministério Público Estadual está recebendo o processo digital, uma nova tecnologia que modifica as rotinas, com o objetivo de crescimento e evolução.

Sistema

O Sistema, lançado em 15 de agosto de 2014 na Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande, é um programa avançado de informações desenvolvido para a gestão dos processos judiciais e administrativos, estes últimos compreendidos em procedimentos, representações e atendimentos, e o controle das demais atividades exercidas pelo Ministério Público.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Foto: Giovana Silveira/estagiária Assecom MPMS