O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, aderiu à Campanha “Abril Verde 2017”, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho, que tem o objetivo de discutir com a sociedade temas como a saúde, segurança e prevenção de riscos no ambiente de trabalho. 

O Abril Verde é um mês dedicado a atentar para os graves problemas ambientais que afligem a saúde e a segurança dos trabalhadores. O mês foi escolhido em virtude de dois grandes eventos que ficaram marcados na história: em 1948, a Organização Mundial da Saúde, instituiu o dia 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde. Já 1969, mais precisamente no dia 28 de abril, uma explosão em uma mina nos Estados Unidos matou mais de 70 trabalhadores. A tragédia marcou a data como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Estatísticas

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgados em 2013, 2 milhões de pessoas morrem no mundo, por ano, por conta de doenças ocupacionais. Já o número de acidentes de trabalho fatais ao ano chega a 321 mil. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho.

No Brasil, ocorrem mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, e quase 4 mil mortes, o que coloca o país como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho.

No site Abril Verde é possível encontrar dados e informações a respeito da campanha e números sobre acidentes de trabalho ocorridos no Brasil e no mundo.

 

Texto: Ana Carolina Vasques com informações do site Abril Verde/ Jornalista-Assecom

Imagem: Marketing MPMS