O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da Promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo, titular da 72ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, localizada na Casa da Mulher Brasileira irá participar, nesta terça-feira (11/4), de mais uma ação da Carreta da Justiça, que estará em atendimento no Distrito de Anhanduí, a 50 quilômetros de Campo Grande. Esta ação é uma campanha “Mulher Brasileira”, que engloba diversas ações em prol da mulher e contra toda forma de violência doméstica.

Para atender os habitantes do local, a Carreta da Justiça ficará estacionada em frente à Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, localizada na Rua Mariporã esquina com a Rua Guimarães Rosa, das 8 às 14 horas.

Na oportunidade, a população poderá participar das atividades de conscientização e resolver questões judiciais como casamento e reconhecimento de união estável, recebimento e análise de pedido de medidas protetivas de urgência, bem como orientação jurídica e social nas causas relativas à violência doméstica.

Além de levar a prestação jurisdicional até o cidadão, a unidade móvel será palco de apresentações teatrais e palestras, com o intuito de conscientizar a população no combate à violência doméstica. Esta iniciativa, da apresentação teatral, é mais uma ação da campanha Mulher Brasileira, que terá ações desenvolvidas, ao longo do ano, com objetivo de debater a necessidade de uma mudança de cultura, informando a sociedade sobre os crimes cometidos contra a mulher, as formas de se buscar ajuda, fomentar a cultura da paz, resultando em uma verdadeira transformação da realidade ainda existente no País.

Campanha

O Poder Judiciário está engajado, durante todo este ano de 2017, na Campanha “Mulher Brasileira”, que faz parte da mobilização nacional “Justiça pela Paz em Casa”, idealizada pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional da Justiça, Ministra Cármen Lúcia.

Por isso, o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Divoncir Schreiner Maran, conclamou todo o Poder Judiciário de MS, instituições e a sociedade para propagar a cultura da paz dentro de casa e conta com a participação de toda a sociedade para mudar esta realidade que vitima mulheres todos os dias.

Na última terça-feira (4/4), a mesma atividade foi realizada no Distrito de Rochedinho e foram obtidos resultados surpreendentes.

Texto: Elizete Alves/Jornalista Assecom - MPMS

Foto: TJMS