O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da Promotora de Justiça da Saúde Pública Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, realizou palestra “Saúde da Mulher. Estratégias de prevenção do câncer e implementação da rede cegonha” na 1ª Conferência Municipal de saúde das Mulheres no dia 12 de abril, na Secretaria Municipal de Educação em Campo Grande. Com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, a conferência teve como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

A atividade fez parte da programação do Encontro Nacional dos Comitês das Políticas de Equidade e Educação Popular e foi realizada pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

O eixo principal da Conferência foi a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da população LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da população em situação de rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da população do campo, da floresta e das águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

 

Há trinta anos

A primeira Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulher aconteceu em 1986, e após 30 anos retoma as discussões e reúne as mulheres para pensar a política nacional de saúde. A expectativa do CNS é que esta Conferência seja a efetivação do Controle Social no SUS para a saúde das mulheres.

 

Texto: Waléria Leite – Jornalista ASSECOM

Fotos: SEMED