O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo, que atua na 72ª Promotoria de Justiça de Campo Grande – Casa da Mulher Brasileira, participa nesta terça-feira (04/04) da 7ª Edição da Campanha Nacional da Justiça pela Paz em Casa no Distrito de Rochedinho.

Além dos atendimentos na Carreta da Justiça, a Promotora de Justiça Luciana Rabelo junto com a Juíza Jacqueline Machado, da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, percorreram localidades próximas ao Distrito levando informações e esclarecimentos à população.

As visitas foram realizadas no Assentamento Furnas do Dionísio, Assentamento Vale do Sol e Escola Estadual Zumbi dos Palmares.

No assentamento Vale do Sol, a Promotora e a Juíza conversaram com a dona Geneci Fátima Zanini, 59 anos, que recebeu  materiais de conscientização produzidos pelo Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça que explicam sobre a importância de combater e prevenir a violência doméstica.

Além das atividades de conscientização, as pessoas puderam resolver questões judiciais como casamento e reconhecimento de união estável.

A análise de pedido de medidas protetivas de urgência e orientação jurídica e social nas causas relativas à violência doméstica ficou a cargo da Promotora de Justiça.

A Carreta da Justiça além de levar atendimento ao cidadão também realizou apresentação teatral, que contou com a participação e interação dos alunos, e palestras.

Também esteve acompanhando os trabalhos, o Juiz responsável pela Carreta, Luiz Felipe Medeiros Vieira.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS