As provas orais do XXVII Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira do Ministério Público no Cargo de Promotor de Justiça Substituto começaram, neste domingo (07/05), às 8h, no edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

Seguindo o calendário, hoje e segunda-feira (08/05), ocorrem as Prova de Tribuna. Cada candidato dispõe de 20 minutos, cronometrados, para apresentar argumentos nos autos do processo-crime que foram distribuídos anteriormente pela Comissão do Concurso.

Já nos dias 9 a 12 de maio de 2017, acontecem as provas de Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Civil; Direito Processual Civil; Tutela de Interesses Difusos e Coletivos e Direito Constitucional. Nessa fase, os candidatos são arguidos um a um pela banca examinadora. 

A banca examinadora é composta pelos Procuradores de Justiça, Sérgio Luiz Morelli, Presidente da Comissão; Hudson Shiguer Kinashi, Humberto de Matos Brittes, Jaceguara Dantas da Silva Passos e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Sandro Rogério Monteiro de Oliveira.

Durante a realização das provas, não é permitida qualquer comunicação entre os candidatos, nem o uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico, de comunicação ou de gravação, ou qualquer outro aparelho de armazenamento de dados, bem como protetores auriculares.

Todas as provas estão sendo gravadas e filmadas por profissionais que se apresentaram por meio de licitação, esses documentos ficarão à disposição da banca examinadora e dos candidatos para solucionar eventual dúvida, além de servir como material para banco de dados do Memorial do MPMS. 

Texto e fotos: Ana Paula Leite e Waléria Leite/jornalistas Assecom MPMS