O Promotor de Justiça e Assessor do Núcleo Ambiental do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Luciano Furtado Loubet, participou, na quinta-feira (04/5), da apresentação da versão preliminar do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Mato Grosso do Sul (PERS-MS).

O encontro aconteceu no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e encerrou uma série de nove audiências que percorreu todo interior do Estado em três semanas de trabalho.

Na oportunidade, foram ouvidos os representantes de Campo Grande, Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.

A primeira audiência aconteceu no dia 17 de abril, em Jardim, quando foram ouvidos – além de Jardim – representantes da sociedade de Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Porto Murtinho. No dia 18, foi a vez de representantes de Anastácio, Aquidauana, Ladário e Miranda se reunirem em Corumbá para discutir o tema. No dia 20, a consulta chegou a São Gabriel do Oeste, com participação ainda de moradores de Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

Outras quatro audiências aconteceram nos dias 24 (Região da Grande Dourados), 25 (Região Sul Fronteira), 26 (Região Conesul) e 27 (Região Leste). E na terça-feira (02/5), foi a vez dos representantes da região do Bolsão se reunirem em Três Lagoas para debater o Plano.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS – com informações da SEMAGRO

Fotos: Ana Carolina Vasques/jornalista Assecom MPMS