O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul aderiu, desde o começo do mês, a Campanha Maio Amarelo, que tem como intuito chamar atenção da sociedade para altos índices de mortes e feridos no trânsito em todo mundo.

Essa ação de mobilização da sociedade em defesa da segurança no trânsito e da proteção das vidas nas estradas foi idealizada e planejada por brasileiros comprometidos com a causa e que rompeu as fronteiras no Brasil.

Dentre as ações já implantadas pelo poder públicos e a sociedade estão: ciclo de palestras, caminhadas, concursos de ideias e produção de peças de comunicação, bem como a decoração com o laço amarelo, a iluminação em amarelo de monumentos e prédios públicos.

Ação para a Segurança no Trânsito

Em Mato Grosso do Sul, diversos órgãos públicos aderiram à Campanha, e o MPMS mostra-se mais uma vez, ao lado da sociedade, pois, diante de uma causa tão importante e urgente, é necessário medir esforços para que não haja mais vítimas fatais no trânsito.

Ao longo do mês de maio, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) irá desenvolver diversas atividades educativas em todas as cidades do Estado, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

Para a Promotora de Justiça Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, titular da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública, que participou da abertura da Campanha no início do mês, o movimento é muito importante para a sociedade: “A abertura do “Maio Amarelo” é um momento importante para o impacto no trânsito, e participando dessa campanha nós entendemos que é o momento que a sociedade precisa para refletir a respeito da situação, do impacto do trânsito na vida das pessoas. ”

A Promotora de Justiça ressaltou ainda a importância da conscientização no trânsito e parabenizou a campanha. “Nós queremos que a sociedade tenha um olhar comprometido à sua realidade. As causas dos acidentes de trânsito são muito mais ligadas à conduta humana do que a outras causas. Em Campo Grande, no ano passado, nós tivemos uma quantidade de mortes significativa no trânsito. O impacto do trânsito diário na nossa vida é muito grande, está de parabéns a campanha, porque a nossa escolha realmente faz a diferença.”

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Foto: Giovana Silveira/ Estagiária-Jornalismo