Mais de 20 mil pessoas entre pais, professores e responsáveis de alunos da rede pública de Dourados se fizeram presentes nesta quinta-feira (25/5), durante a apresentação do PROCEVE (Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar). A reunião, que foi realizada no estádio Douradão, foi considerada um sucesso pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul diante da satisfação dos que estavam presentes.

A palestra, iniciou no período da tarde, com a capacitação dos profissionais de educação, ministrada pelo Procurador de Justiça e idealizador do Projeto, Sérgio Fernando R. Harfouche, na qual explicou sobre a Finalidade do Proceve que é orientar acerca das responsabilidades dos pais, profissionais da educação e educandos e seus papéis, na resolução dentro da escola.

Já durante a noite, foi a vez dos pais conhecerem a metodologia de trabalho do Programa a ser desenvolvido nas escolas. Ao ouvirem atentamente a palestra ministrada pelo Procurador de Justiça e, mediante realização de assembleia, concordaram e aprovaram as propostas pelo Ministério Público Estadual.

De acordo com o Procurador de Justiça, Sérgio Harfouche, é fundamental a participação dos pais na vida escolar do filho e, é uma obrigação prevista em lei, conforme o artigo 129, inciso V, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que respondem em caso de omissão.

“Os pais que não comparecem nas reuniões, convocadas pelas escolas, são omissos. O que está ocorrendo, na atualidade, é que os pais estão transferindo, a criação e a educação de seus filhos, para a escola, uma vez que essa responsabilidade é de seus pais ou responsáveis”.

O Procurador de Justiça, explica ainda que “durante 20 anos atuando nesta área, observei a formação de uma geração que não responde por sua indisciplina, consequentemente, uma geração sem responsabilidade. Isso porque quando violam as normas na escola, recebem apenas uma advertência, seguida de outras advertências. Se advertir é alertar de que determinada conduta não deve ser repetida, para evitar consequência mais grave e reiterado o ato, nova advertência é tudo o que sofre, e isso, tem gerado essa cultura da inconsequência".

Ele, também, aproveitou a oportunidade para parabenizar a Promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Lima, pelo extremo cuidado com a organização e por realizar diversas reuniões, por mais de 10 dias, com vários segmentos da educação.

Na escola, o Proceve realiza a implantação da PAE (Prática de Ação Educacional) e da MAE (Manutenção do Ambiente Escolar), que consistem em ações restaurativas no próprio ambiente escolar, tudo com o envolvimento da direção escolar e professores, e com a autorização dos pais.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS

Foto: O Progresso