O Promotor de Justiça Thiago Bonfatti Martins da Comarca de Rio Negro participou, nesta quarta-feira (17/5), da Caminhada em Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, evento promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas Rio Negro) e Centro especializado de Assistência Social (CREAS).

O evento que teve como objetivo alertar a sociedade do município de Rio Negro sobre o tema do enfrentamento ao abuso e exploração sexual contou com a participação da Polícia Militar, da Defensoria Pública, do Conselho Tutelar, de autoridades locais e Escolas Públicas.

Na ocasião, o Promotor de Justiça Thiago Bonfatti Martins proferiu a palestra sobre o dia 18 de Maio: data que foi estabelecida pela lei nº 9.870/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na palestra, o Promotor apresentou ainda dados sobre violação dos direitos das crianças e adolescentes de Mato Grosso do Sul. De acordo com dados do Governo, somente em 2014 foram registrados 980 casos envolvendo estupro de menores de 18 anos, sendo um terço notificado em Campo Grande e mais de 80% envolvendo menores de 14 anos. Já em 2016, foram 207 notificações de violência sexual, sendo 71 envolvendo vítimas menores de 19 anos.

Texto: Ana Carolina Vasques/ Jornalista-Assecom

Fotos: Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Negro