Encerra nesta sexta-feira (12/05), a “6ª Feira Artesão Livre – Especial Dia das Mães”. A exposição acontece no Átrio do Fórum da Capital, localizado na Rua da Paz, nº 74, Centro, das 12h às 19h.

A feira é uma realização dos parceiros Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da 50ª Promotoria de Justiça; Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Conselho da Comunidade, e o Poder Judiciário.

A abertura oficial ocorreu na quarta-feira (10/05) e contou com a presença da Promotora de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho, coadjuvante da 50ª Promotoria de Justiça; do Diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves; do Juiz Mário José Esbalqueiro Jr., da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, além de servidores das Instituições.

Em sua fala, a Promotora de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho agradeceu, em nome do Ministério Público Estadual, a parceria das Instituições e ressaltou que a feira visa à ressocialização dos presos. A Promotora lembrou ainda que a profissão de Artesão foi regulamentada por lei no final de 2016 e os presos/artesãos que tiveram essa atividade reconhecida terão a possibilidade de receberem uma carteirinha da Fundação de Cultura e, saindo das unidades penais, eles poderão continuar exercendo esse trabalho.  “Este é o objetivo da feira, mostrar que eles podem exercer essa atividade, que eles estão se empenhando e são trabalhos maravilhosos”, destacou.

A exposição reúne 350 peças exclusivas, entre tapetes, esculturas, quadros etc., confeccionadas por detentos do Instituto Penal de Campo Grande, Presídio de Segurança Máxima, Centro de Triagem, Presídio de Trânsito e Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”.

O projeto cumpre vários objetivos, entre eles, o de expor à sociedade um dos trabalhos laborais existentes no sistema penitenciário do Estado, que possibilita ao custodiado desenvolver habilidades manuais, além de garantir o exercício de uma atividade reconhecida como profissão (Lei nº 13.180/15).

Participaram da abertura da exposição, as Promotoras de Justiça Regina Dörnte Broch e Daniela Cristina Guiotti.

Texto e foto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS